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Título: Métodos de detecção de fungos em sementes florestais nativas
Título(s) alternativo(s): Fungal detection methods in native forest seeds
Autor(es): Bernardi, Caliandra
Orientador(es): Borin, Maristela dos Santos Rey
Palavras-chave: Fitopatologia
Sementes - Qualidade
Sementes - Doenças e pragas
Plant diseases
Seeds - Quality
Seed pathology
Data do documento: 7-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Referência: BERNARDI, Caliandra. Métodos de detecção de fungos em sementes florestais nativas. 2016. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2016.
Resumo: A demanda por sementes florestais de qualidade vem crescendo nos últimos anos. Programas de restauração ecológica e plantios de áreas comerciais principalmente fazem com que estas estatísticas só continuem subindo. A importância de sementes florestais nativas isenta de fitopatógenos é uma estratégia para a implantação de plantios florestais com qualidade. A falta de informações acerca da qualidade fitossanitária de sementes de espécies florestais nativas faz com que ocorra disseminação de doenças indesejáveis. O objetivo deste trabalho foi determinar um método eficiente para identificação de patógenos em teste de sanidade em sementes florestais. Os tratamentos consistiram em avaliar 11 espécies, em quatro testes de sanidade de sementes, sendo os mesmos submetidos a dois períodos, sete e quinze dias. Os testes realizados foram o método do papel filtro, papel filtro mais desinfestação, meio de cultura (BDA) e restrição hídrica. Para cada teste se utilizou lote de 200 sementes. Cada lote foi distribuído sobre papel filtro umedecido com 7ml de água esterilizada. Os tratamentos foram armazenados pelo período específico para cada um (7 e 15 dias) em câmara de crescimento do tipo BOD á 25ºC com fotoperíodo de 12 horas. As avaliações foram realizadas após o período específico, com microscópio estereoscópico, e identificação das estruturas de crescimento e reprodução dos patógenos presentes. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com oito repetições para os oito tratamentos. Os dados obtidos foram submetidos à analise de médias pelo teste de Kruskall-Wallis á 5% de probabilidade de erro. Conclui-se que o melhor método para as sementes analisadas foi Blotter test com quinze dias de incubação e restrição hídrico.
Abstract: Demand for quality forest seed has been growing in recent years. Ecological restoration programs and commercial plantings mainly cause these statistics to continue to rise. The importance of native forest seeds free from phytopathogens is a strategy for the implementation of quality forest plantations. The lack of information about the phytosanitary quality of seeds of native forest species causes dissemination of undesirable diseases. The objective of this work was to determine an efficient method for the identification of pathogens in sanitary test in forest seeds. The treatments consisted of evaluating 11 species, in four tests of seed health, being submitted to two periods, seven and fifteen days. The tests carried out were the filter paper method, filter paper plus disinfestation, culture medium (BDA) and water restriction. For each test, a batch of 200 seeds was used. Each batch was distributed on filter paper moistened with 7ml of sterilized water. Treatments were stored for each specific period (7 and 15 days) in a BOD-type growth chamber at 25 ° C with a 12-hour photoperiod. The evaluations were performed after the specific period, with a stereoscopic microscope, and identification of the growth and reproduction structures of the pathogens present. The experimental design was completely randomized with eight replicates for the eight treatments. The obtained data were submitted to the analysis of means by the Kruskall-Wallis test with a 5% probability of error. It is concluded that the best method for the analyzed seeds was Blotter test with fifteen days of incubation and water restrictor.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7797
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