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Título: Influência da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) na percepção de valor ao cliente
Título(s) alternativo(s): Influence of Corporate Social Responsibility (CSR) on customer perception of value
Autor(es): Oliveira, Murilo Martins de
Mendes, Rubia Carla
Orientador(es): Machado, Marcos William Kaspchak
Palavras-chave: Responsabilidade social da empresa
Satisfação do consumidor
Compras
Social responsibility of business
Consumer satisfaction
Shopping
Data do documento: 29-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: OLIVEIRA, Murilo Martins de; MENDES, Rubia Carla. Influência da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) na percepção de valor ao cliente. 2017. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Resumo: As atividades de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) têm grande potencial de diferenciação em um mundo onde a simples satisfação funcional dos produtos e serviços não é mais capaz de garantir a fidelização do consumidor. Neste contexto, nota-se o crescente interesse das empresas para adquirir uma postura social, ambiental e economicamente ética para que o atendimento às necessidades dos clientes seja suprido de tal maneira, que a empresa consiga vantagem competitiva e crie relações firmes com seus clientes. O objetivo desta pesquisa é compreender como as práticas de RSE podem ser utilizadas visando atingir a percepção dos consumidores e suas decisões de compras através do estudo relacionado ao marketing. Assim sendo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, que se deu por aplicação de questionários envolvendo de 351 participantes. Os resultados do estudo complementam a escassa literatura e de forma objetiva e tangível, promove a compreensão sobre o nível de conhecimento dos consumidores a respeito das as ações de RSE.
Abstract: The activities of Corporate Social Responsibility (CSR) have great potential for differentiation in a world where a simple functional satisfaction of products and services is no longer able to guarantee consumer loyalty. In this context, it is noted the interest of companies to obtain a social, environmental and economic position, so that the service as the needs of customers are supplied in such a way, that a company can build strong relationships with its customers. The basis of the research is the same as CSR practices, which are structured and based on the Caroll pyramid and it can be applied to perceive consumers’ perception and buying decisions by its research related to marketing. For this objective to be achieved, a qualitative research, this is given by applications of questionnaires involving about 350 participants. Results are expected to broaden the level of knowledge about consumers’ reaction, their forward-facing decisions as CSR actions carried out by companies, and that the present study complemented a scant literature on CSR.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7813
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