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Título: Experimentação no ensino de química: elaboração de um material paradidático para o ensino médio com o tema “petróleo e seus derivados”
Autor(es): Camara, Amarana Paula Viana
Orientador(es): Deimling, Natalia Neves Macedo
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Química orgânica
Petróleo
Teaching - Aids and devices
Chemistry, Organic
Petroleum
Data do documento: 30-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Referência: CAMARA, Amarana Paula Viana. Experimentação no ensino de química: elaboração de um material paradidático para o ensino médio com o tema “petróleo e seus derivados”. 2017. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2017.
Resumo: A experimentação problematizadora tem grande importância no processo de ensino-aprendizagem em Química. Considerando essa importância, objetivamos com esse trabalho elaborar, desenvolver e avaliar uma proposta didático-pedagógica para o ensino de Química no ensino médio. Inicialmente foi elaborado, com base no referencial teórico-metodológico adotado, um Plano de Unidade e uma Unidade de Conteúdo (material paradidático) para o estudo do tema “Petróleo e seus derivados” no ensino médio, tendo como base a discussão crítica dos conteúdos químicos a ele inerentes e as atividades teórico-experimentais necessárias ao trabalho com essa temática. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa-intervenção de abordagem qualitativa com 67 alunos de três turmas do terceiro ano do ensino médio (turnos matutino, vespertino e noturno) do Colégio Estadual de Altamira do Paraná, uma escola pública estadual pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, no interior do Estado do Paraná. Para a construção e análise dos dados, adotamos como referencial teórico metodológico a Pedagogia Histórico- Critica (GASPARIN, 2009; SAVIANI, 2009), bem como livros e artigos científicos relacionados ao conteúdo de Química do Petróleo. Com base no método dialético de ensino proposto pela Pedagogia Histórico-Crítica, foi realizado em um primeiro momento da intervenção um diagnóstico – por meio de questionários, observações e discussões orais – sobre a forma como os estudantes compreendem o conteúdo de Química do Petróleo, os derivados do petróleo, as aplicações dos derivados do petróleo, os problemas ambientais decorrentes do petróleo, as fontes de energia alternativas e questões de ordem econômica, como o preço do combustível. Em um segundo momento, partimos para a problematização e instrumentalização dos conteúdos culturais em suas diferentes dimensões. Para tanto, foram desenvolvidas algumas atividades teórico-práticas contemplando os seguintes tópicos de conteúdo: petróleo e seus derivados, função orgânica hidrocarbonetos, propriedades físicas dos hidrocarbonetos e dos derivados do petróleo. A análise dos dados obtidos por meio da intervenção nos permitiu observar que o conteúdo trabalhado contribuiu para que os alunos articulassem teoria e prática e passassem, efetivamente, do senso comum ao conhecimento científico em relação aos tópicos estudados.
Abstract: The problematizing experimentation has great importance in the teaching- learning process in Chemistry. Considering this importance, we aim with this work to elaborate, develop and evaluate a teaching didactic proposal for the teaching of Chemistry in high school. Initially, a Unit Plan and a Content Unit (an alternative material) were prepared based on the theoretical and methodological framework adopted to study the theme "Oil and its derivatives" in high school, based on the critical discussion of the chemical contents Inherent to it and the theoretical-experimental activities necessary to work with this theme. To that end, we developed a qualitative-intervention intervention research with 67 students from three classes of the third year of high school (morning, afternoon and evening shifts) of the State School of Altamira do Paraná, a state public school belonging to the Regional Nucleus of Education Campo Mourão, in the interior of the State of Paraná. For the construction and analysis of the data, we have adopted as methodological theoretical reference the Historical-Critical Pedagogy (GASPARIN, 2009; SAVIANI, 2009), as well as scientific books and articles related to the content of Petroleum. Based on the dialectic method of teaching proposed by Historical-Critical Pedagogy, a diagnosis was made at the first moment of the intervention - through questionnaires, observations and oral discussions - about how students understand the content of Petroleum Chemistry, the Petroleum derivatives, oil derivative applications, environmental problems arising from oil, alternative energy sources and economic issues such as fuel prices. In a second moment, we proceed to the problematization and instrumentalization of cultural contents in their different dimensions. For that, some theoretical and practical activities were developed, covering the following content topics: petroleum and its derivatives, organic function hydrocarbons, physical properties of hydrocarbons and petroleum derivatives. The analysis of the data obtained through the intervention allowed us to observe that the content worked contributed to the students to articulate theory and practice and to transfer, from the common sense to the scientific knowledge in relation to the topics.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7856
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