Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/791
Título: Investigação de um sistema de baixo custo de aproveitamento de água de chuva para serviços de lavagem de veículos em Curitiba - PR
Autor(es): Moraes, Felipe Pires de
Orientador(es): Bezerra, Stella Maris da Cruz
Palavras-chave: Água - Captação
Água - Reuso
Automóveis - Limpeza
Water, harvesting
Water reuse
Automobiles - Cleaning
Data do documento: 10-Nov-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: MORAES, Felipe Pires de. Investigação de um sistema de baixo custo de aproveitamento de água de chuva para serviços de lavagem de veículos em Curitiba – PR. 2012. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação de um sistema de captação de água de chuva em um pequeno empreendimento que realiza serviços de lavagem automotiva na cidade de Curitiba - Paraná. Foram analisados diversos aspectos, tais como o modelo de funcionamento e eficiência na redução de consumo de água potável, custos com materiais e mão de obra para implantação do sistema. Considerando os métodos de cálculo para dimensionamento de reservatórios recomendados pela norma brasileira da ABNT NBR 15527: 2007, que dá diretrizes para implantação de sistemas de aproveitamento de águas de chuva, fez-se um comparativo entre o potencial de captação de água de chuva no local e a demanda para realização das atividades, assim constatou-se que a chuva pode fornecer até 1,6 vezes o volume de água necessário para as lavagens ao longo de um ano. Neste estudo verificou-se uma redução de 60% no consumo de água potável e um tempo de retorno do investimento próximo a um ano. A utilização de água de chuva é fundamental para a racionalização de água potável e apresenta baixo custo para implantação, tornando-se um modelo que pode ser replicado em outras regiões que possuam características climáticas e circunstâncias econômicas similares.
Abstract: It´s work presents an investigation of a rainwater catchment system in a small enterprise which develops automotive washing services in Curitiba – Paraná. Many aspects have been analyzed, as the system operating mechanisms and the reduction of potable water consumption. Material and labor costs were also evaluated to implement the system. Considering the methods recommended by Brazilian standard NBR 15527:2007 to calculate the volume catchment, which provides guidelines rainwater harvesting system dimension, we compared the potential of rainwater catchment on site with the demand to perform activities, so it was found that rain can provide up to 1,6 times the volume of water needed for washing over a year. The potable water consumption was reduced on 60% and the time of investment payback is around a year. This research has verified that the rainwater use is essential for potable water rationalization and has low costs to be set, resulting in a project that might be exported to every place with similar economy and climate conditions.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/791
Aparece nas coleções:CT - Construções Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CECONS_II_2012_05.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.