Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/795
Título: Estudo e proposta de implementação de sistema para uso racional de água em empresa de transportes no norte do Paraná
Autor(es): Nogas, Shaiany Corrêa Ferreira
Orientador(es): Bezerra, Stella Maris da Cruz
Palavras-chave: Água - Conservação
Água - Reuso
Água - Captação
Água - Reaproveitamento
Water conservation
Water reuse
Water, harvesting
Water - Recycling
Data do documento: 9-Nov-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: NOGAS, Shaiany Corrêa Ferreira. Estudo e proposta de implementação de sistema para uso racional de água em empresa de transportes no norte do Paraná. 2012. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Este estudo apresenta diretrizes para a implementação de um programa de conservação e uso racional da água em uma edificação existente, tendo como objeto de análise uma empresa de transporte coletivo do norte do Paraná. O objetivo deste estudo consiste em apresentar possibilidades de reduzir e racionalizar o uso de água potável em empreendimentos já edificados, destacando o aproveitamento da água da chuva como uma das alternativas mais viáveis economicamente e que possui uma solução bastante simples. Através de um panorama geral sobre conservação da água em edificações já existentes, maneiras de aproveitamento e reaproveitamento da água, explicitação dos componentes de um sistema de aproveitamento de água da chuva e normativas referentes ao assunto, conseguiu-se propor um sistema para aproveitar a água da chuva para lavagem dos veículos de transporte da empresa e pequenas medidas para reduzir e racionalizar o consumo de água pelos usuários, mostrando por meio de um estudo de viabilidade econômica que é possível reduzir o consumo de água potável consideravelmente obtendo uma redução de gasto imediata, a qual liquida o investimento empregado no sistema em poucos anos quando comparado aos benefícios socioambientais gerados.
Abstract: This study provides guidelines for the implementation of a program related to the rational use of water, by piloting a case study in a collective transport company in the north of the state of Paraná, Brazil. The objective of this study is to provide opportunities to reduce the use of potable water in the built environment, highlighting the use of rainwater harvesting as an economically viable alternative. This study encompassed an overview of water conservation programs in existing buildings, of ways to reuse wastewater, of details of components of a rainwater harvesting system and related regulations. At the end it was proposed a system to collect rainwater for washing the company's transportation vehicles; as well as by implementing actions to reduce the water consumption by its users. This study showed through an economic analysis that it is possible to significantly reduce the consumption of potable water, achieving an immediate reduction in costs, which will settle the employed investment in the system in a few years. In addition, this study showed that socio-environmental benefits will be also generated.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/795
Aparece nas coleções:CT - Construções Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CECONS_II_2012_10.pdf8,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.