Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7952
Título: A influência da prática de listening por meio de desenhos animados na aprendizagem de gramática da língua inglesa
Título(s) alternativo(s): The influence of the practice of listening by cartoon in english language grammar learning
Autor(es): Barbosa, Gustavo Lucas
Orientador(es): Winfield, Claudia Marchese
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Aquisição da segunda língua
Língua inglesa
Comunicação oral
Teaching - Aids and devices
Second language acquisition
English language
Oral communication
Data do documento: 24-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: BARBOSA, Gustavo Lucas. A influência da prática de listening por meio de desenhos animados na aprendizagem de gramática da língua inglesa. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: Esta pesquisa apresenta a utilização de desenhos animados na prática de compreensão oral (listening) no ensino de gramática da Língua Inglesa no contexto do ensino fundamental. O estudo visa a um meio de gerar a motivação e o interesse dos alunos na aprendizagem de Língua Inglesa, e, por meio de duas práticas de ensino diferenciadas, busca informações para discutir o aproveitamento dos estudantes quanto ao conteúdo curricular trabalhado em sala. O estudo utilizou coleta de dados de participantes do oitavo ano de uma escola pública em Bom Sucesso do Sul, Paraná. Os dados foram quantificados e analisados quantitativa e qualitativamente. De modo geral, os resultados sugerem que o uso de desenhos animados é benéfico para a compreensão oral e a motivação dos participantes. Sobretudo, o trabalho de pesquisa apresenta um direcionamento das atividades de compreensão oral para os profissionais que atuam na área de ensino de língua estrangeira moderna.
Abstract: This research presents the use of cartoons in the listening practice in English Language teaching of grammar in the elementary teaching context. The study tries to find a way to create students´ motivation and interest in English Language learning, and, through two different teaching practices, it searches for information to discuss students´ learning of the content studied in the classroom. The study used data collection from participants from the eighth grade of a municipal school in Bom Sucesso do Sul, in Paraná state. Data were quantified and analized quantitative and qualitatively. Overall, resuts suggest that the use of cartoons are beneficial to participants´ listening comprehension and motivation. Above all, the research work presents a direction of the oral comprehension activities for the professional who act in the modern foreign language teaching area.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7952
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2016_2_11.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.