Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7956
Título: A prática reflexiva na docência de língua inglesa de uma acadêmica
Título(s) alternativo(s): A student-teacher’s reflexive practice in english language teaching
Autor(es): Moura, Karina Santos de
Orientador(es): Denardi, Didiê Ana Ceni
Palavras-chave: Professores - Formação
Ensino - Metodologia
Prática de ensino
Língua inglesa
Teachers, Training of
Teaching - Methodology
Student teaching
English language
Data do documento: 24-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: MOURA, Karina Santos. A prática reflexiva na docência de língua inglesa de uma acadêmica. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo apresentar uma pesquisa exploratória de estudo de caso que investigou identificar e relatar as contribuições da prática reflexiva na docência de Língua Inglesa de uma professora em formação através dos registros de práticas pedagógicas realizadas no Curso de Inglês Básico, do Projeto de Extensão Inclusão Digital como meio para a Inclusão Social do Departamento de Engenharia da Computação, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco. Para atingir tal objetivo, foram analisados os diários elaborados pela acadêmica professora durante o período de execução do mencionado Curso Básico de Inglês, ministrado para os alunos de três turmas do Ensino Médio (1°, 2° e 3° ano) da Casa Familiar Rural de Pato Branco. A partir dessa investigação, a percepção da acadêmica ministrante do Curso, a respeito de sua própria prática, lhe proporcionou o autoconhecimento de seus métodos para que as intervenções e mudanças fossem possíveis. Além disso, o desenvolvimento da prática reflexiva possibilitou a identificação de gratificantes contribuições para formação de docente da acadêmica.
Abstract: This work aims at presenting an exploratory piece of research which investigated some contributions of English teaching reflective practice to a pre-service teacher by means of some of her teaching reports she carried out in a Basic English Course which in turn was part of an Extension Project titled Inclusão Digital como meio para a Inclusão Social of Departamento de Engenharia da Computação of Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco. In order to get the objetives of the research, the reports written by the teacher, during the period of the Basic English Course taught to students of students of 1st, 2nd and 3rd years of Ensino Médio of Casa Familiar Rural de Pato Branco/PR, were analyzed. From this investigation, the pre-service teacher could realize her teaching practice, self-knowledge, as well as, knowledge of the ways she taught in order some interventions and changes could be possible. Moreover, the development of reflective practice contributed to the pre-service teacher’s teaching education.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7956
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2016_2_15.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.