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Título: Triângulo amoroso em A pata da gazela: entre o amor fetiche por um pezinho mimoso e o amor romântico de uma alma pura
Autor(es): Anjos, Priscila Cristina Rodrigues Lemos dos
Orientador(es): Lima, Marcos Hidemi de
Palavras-chave: Literatura comparada
Literatura brasileira
Personagens literários
Literature, Comparative
Brazilian literature
Characters and characteristics in literature
Data do documento: 25-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: ANJOS, Priscila Cristina Rodrigues Lemos dos. Triângulo amoroso em A pata da gazela: entre o amor fetiche por um pezinho mimoso e o amor romântico de uma alma pura. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: Com o propósito de analisar o estilo de amor empregado no romance A Pata da Gazela, de José de Alencar (1870), este trabalho busca embasamento teórico na psicanálise com Freud (1969) e Bettelheim (1992), na literatura com Candido (1981) e Martins (1977) e na história com Del Priore (2006, 2011), para analisar os comportamentos das personagens principais Horácio, Amélia e Leopoldo, identificando o amor idealizado pelos românticos e o sentimento fixado em um objeto ou parte do corpo. Neste romance, Horácio possui desejos voltados a uma botinha e o pé que se encaixe nela, um sentimento visto como fetiche, uma obsessão patológica, misto de admiração e determinante da escolha sexual – sentimentos condenados em tempos de idealização do Romantismo. Leopoldo é o homem que se interessa pela beleza interior, amando Amélia e vendo nela uma pessoa de alma pura, a ponto de acreditar que este amor é o verdadeiro, considerado como algo celeste, visto como um sentimento sem interesses. Amélia, personagem que está entre o amor fetiche e o amor romântico, é a dona do pezinho que Horácio tanto admira e do amor verdadeiro de Leopoldo. Na trama, Amélia se mostra dividida entre os encantos dos dois rapazes, estudando-os e identificando as reais intenções de cada um e, enfim, escolhendo um deles para o indefectível final feliz dos romances românticos. A analise se deu primeiramente com a personagem Amélia e sua relação com os dois pretendentes, também tratou-se da relação do romance com o conto Cinderela, posteriormente apresentou-se a fixação de Horácio pela botinha e as consequências de uma paixão fetichista. Por fim foram analisadas as características de Leopoldo que o tornam um ideal de homem romântico.
Abstract: In order to analyze the style of love used in the novel A Pata da Gazela by José de Alencar, this work searches for theoretical basis in psychoanalysis with Freud (1927) and Bettelheim (1992), in the literature with Candido (1981) and Martins (1977) and in the history with Del Priore (2006, 2011), to analyze the behaviors of the main characters Horácio, Amélia and Leopoldo, identifying the love idealized by the romantics and the feeling fixed in an object or part of the body. In this novel, Horacio has desires for a boot and the foot that fits into it, a feeling that is seen as a fetish, a pathological obsession, a mix of admiration and a determinant of sexual choice - condemned feelings in times of idealization of Romanticism. Leopoldo is the man who is interested in inner beauty, loving Amelia and seeing in her a person of pure soul, to the point of believing that this is true love, considered as something celestial, seen as a feeling without interests. Amelia, a character who is between fetish love and romantic love, is the owner of the little foot that Horacio admires so much and the true love of Leopold. In the plot, Amelia is torn up between the charms of the two boys, studying them and identifying the real intentions of each one and, finally, choosing one of them for the indefectible happy end of the romantic novels. The analysis was first with the character Amelia and its relationship with the two suitors, It was also treated about the relation of the novel with the story Cinderella, later presented the fixation of Horácio by the boot and the consequences of a fetishistic passion. Finally, the characteristics of Leopoldo were analyzed, which make him an ideal of a romantic man.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7965
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