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Título: Análise geometrica de levantamento urbano utilizando imagens orbitais e veículo aéreo não tripulado
Autor(es): Nichetti, Matheus Eduardo Heberle
Orientador(es): Silva, Maria Madalena Santos da
Palavras-chave: Fotografia aérea em planejamento urbano
Mapeamento digital
Modelos geométricos
Aerial photograpy in city planning
Digital mapping
Geometrical models
Data do documento: 16-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Referência: NICHETTI, Matheus Eduardo Heberle. Análise geometrica de levantamento urbano utilizando imagens orbitais e veículo aéreo não tripulado. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2016.
Resumo: Nos últimos anos as exigências para a manipulação de dados geográficos tem se intensificado graças ao constante crescimento em infraestrutura no país. Toda atividade que de alguma forma se relaciona com o espaço físico que habitamos necessita, inicialmente, do conhecimento deste espaço. Para isso é necessária a visualização da superfície física da área desejada. Graças às tecnologias na área de geociências, e atualmente o surgimento de veículos aéreos não tripulados, a obtenção de informações geográficas com alta precisão se tornou possível com maior rapidez e menor custo. O presente trabalho propôs executar e comparar dois métodos distintos de mapeamento por imagens, sendo eles o uso de imagens orbitais e imagens obtidas através de um veículo aéreo não tripulado. Para isso, foi feita a aquisição de uma ortoimagem oriunda de um veículo aéreo não tripulado e também de uma imagem orbital proveniente do satélite WorldView-2. Para critério de análise quantitativa foram coletadas medidas de comprimento e largura das unidades amostrais a campo utilizando-se de uma trena. Os resultados obtidos com o uso da imagem do veículo aéreo não tripulado se mostraram positivos quando comparados com os valores reais a campo. Das 53 unidades amostrais, 42 encontraram-se dentro do limite de confiabilidade, que é de 95%. Chegou-se à conclusão que tanto as imagens orbitais quanto as imagens oriundas do veículo aéreo não tripulado podem ser aplicadas em levantamentos urbanos, no entanto, os veículos aéreos não tripulados mostram grande superioridade na análise de pequenos e médios objetos devido a sua resolução espacial que é de 2,5cm.
Abstract: In the last years the requirements for the manipulation of geografical data has been intensified because of the steady growth in infrastructure in the country. Any activity that somehow relates to the physical space that we inhabit requires, initially, the knowledge of this space. For this, is necessary the visualization of the physical surface area desired. Trought to the technology in geoscience area, and to the current emergence of unmanned aerial vehicles, obtaining geographic information with accuracy became possible, faster and with lower cost. This study proposes execute and compare two different methods of image mapping, these being the use of orbital images and images from unmanned aerial vehicles. For this, it was made the acquisition of an orthoimage from a unmanned aerial vehicle and also an orbital image from the WorldView-2 satellite. For the quantitative analysis criterion, the length and the width of the sample units were collected in the field using a measuring tape. The results obtained from the use of aerial vehicle image unmanned were positive when compared to the actual values in the field. Of the 53 sample units, 42 were within the reliability limit, which is 95%. The conclusion is that both the orbital images as the images originating from the unmanened aerial vehicle can be applied in urban surveys, however, unmanned aerial vehicle show great superiority in small and medium analysis objects due to their spatial resolution is 2,5cm.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7976
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