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Título: Avaliação da macrotextura do pavimento asfáltico de um trecho de rodovia localizada no noroeste do estado do Paraná
Título(s) alternativo(s): Evaluation of macrotexture of asphalt pavement of a road track located in the northwest of the state of Paraná
Autor(es): Peder, Marlon Alexandre de
Orientador(es): Oliveira, Adalberto Luiz Rodrigues de
Palavras-chave: Pavimentos de asfalto
Drenagem de rodovias
Rodovias - Levantamento
Normas técnicas (Engenharia)
Pavements, Asphalt
Road drainage
Roads - Surveying
Standards, Engineering
Data do documento: 10-Fev-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Referência: PEDER, Marlon Alexandre de. Avaliação da macrotextura do pavimento asfáltico de um trecho de rodovia localizada no noroeste do estado do Paraná. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2017.
Resumo: A capacidade de drenagem superficial de um pavimento asfáltico tem importância fundamental em uma rodovia, ela abrange diversos aspectos relacionados ao conforto e a segurança dos usuários, sendo os principais: o efeito de espelho noturno, a aderência entre o pneu e o pavimento, a hidroplanagem, o ruído e o spray. Por tanto se torna indispensável determinar quais são as condições da macrotextura do revestimento, que é uma das propriedades responsável por formar canais de escoamento no pavimento, expulsando a água depositada na pista. Neste trabalho foi realizada uma avaliação da macrotextura da camada de rolamento de um trecho recém-implantado de Rodovia, localizado entre as cidades de Tuneiras do Oeste e Campo Mourão. Por ser um revestimento novo, ainda não estudado, não se tinha informações das condições da eficiência quanto a capacidade de escoamento superficial da pista de rolamento. Logo a avaliação consistiu em identificar quais são as condições da superfície do revestimento através da mensuração de sua macrotextura. Por tanto, para o levantamento dos dados nos pontos a serem estudados, adotou-se do método que é comumente utilizado no Brasil, e de fácil aplicação, que é o ensaio Mancha de Areia. Os resultados obtidos nesse estudo indicaram que esse segmento da rodovia está atendendo a velocidade diretriz segundo as especificações da American Society for Testing and Materials, porém em desconformidade a instruções de serviço do Department of Infrastructure and Transport.
Abstract: The surface drainage capacity of an asphalt pavement is of fundamental importance in a highway, it covers several aspects related to the comfort and safety of users, being the main ones: the effect of night mirror, the adhesion between the tire and the pavement, hydroplaning , Noise and spray. Therefore, it is essential to determine the conditions of the macrotexture of the coating, which is one of the properties responsible for forming runoff channels in the pavement, expelling the water deposited in the runway. In this work a macrotexture evaluation of the rolling layer of a recently implanted section of the Highway was carried out, located between the cities of Tuneiras do Oeste and Campo Mourão. As a new coating, not yet studied, there was no information on the efficiency conditions as to the runoff capacity of the runway. Therefore the evaluation consisted of identifying the conditions of the surface of the coating by measuring its macrotexture. Therefore, for the survey of the data in the points to be studied, a method that is commonly used in Brazil, and of easy application, which is the Sand Stain test, was adopted. The results obtained in this study indicated that this segment of the highway is meeting the guiding speed according to American Society for Testing and Materials specifications, but in disregard of DNIT service instructions.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8039
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