Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8089
Título: Harry Potter e o possível caminho para a formação de leitores
Título(s) alternativo(s): Harry Potter and the possible route for the formation of readers
Autor(es): Souza, Bruna Valeria de
Orientador(es): Marquezi, Rosangela Aparecida
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
Best-sellers
Leitura - Desenvolvimento
Incentivo à leitura
Children's literature
Best sellers
Development reading
Reading promotion
Livros e leitura na literatura
Books and reading in literature
Data do documento: 25-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: SOUZA, Bruna Valeria de. Harry Potter e o possível caminho para a formação de leitores. 2015. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar como a série Harry Potter, um livro repleto de descrições e narrativas, um sucesso muito grande no início do século XXI, teve influência na formação de leitores e como ela acontece. Para verificar essa hipótese, fez-se primeiramente uma pesquisa bibliográfica e, em seguida, uma pesquisa quantitativa, aplicada no Curso de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco. A pesquisa bibliográfica teve como base os estudos de Leonardo Arroyo (2011), Ligia Cademartori (2010), Nelly N. Coelho (2000) e Muniz Sodré (1988), e a partir delas foi possível analisar conceitos de literatura infantojuvenil e de massa. Por meio da pesquisa, verificou-se como esse ramo da literatura é utilizado em sala de aula e qual a influência de obras infantojuvenis, consideradas best-sellers, na vida da criança e do adolescente. A pesquisa quantitativa comprovou que a obra foi influente no processo de formação de leitor dos jovens que a leram, bem como qual o caminho que levou a isso. Esse estudo é relevante e poderá contribuir com o ensino de leitura em salas de aula, pois se trata de uma obra que tem o poder de aguçar a curiosidade do leitor para que, por meio desta, a literatura clássica seja introduzida e formalizada em sua vida.
Abstract: This final paper (TCC) aims to analyze how Harry Potter’s serie, a novel filled with descriptions and narratives and a great success in the early twenty-first century, has influenced the formation of readers and how it happens. To verify this hypothesis, there was first a bibliographical research and then a quantitative one, applied to Languages course from Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. The bibliography, was based on studies by Leonardo Arroyo (2011), Ligia Cademartori (2010), Nelly N. Coelho (2000) and Muniz Sodré (1988), and from them it was possible to examine children and youth literature and mass literature concepts. Through this research, it was possible to see that this branch of literature is used in classrooms and what is the influence of these children and youth works, considered best-seller, in the life of children and teenagers. This quantitative research has proved that the work has been influential on the process of readers formation for the youngsters who read it, as well as the path that sees it through. This study is relevant and can contribute to the process of reading instruction in classrooms because this is a work that has the power to trigger the reader's curiosity so that classical literature can be introduced and formalized in their life.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8089
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2015_2_01.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.