Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8093
Título: A literatura nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise comparativa
Título(s) alternativo(s): Literature in portuguese language textbooks: a comparative analysis
Autor(es): Tesser, Marcielen Rejane
Orientador(es): Consoli, Marcia Oberderfer
Palavras-chave: Livros didáticos
Literatura - Análise
Literatura comparada
Textbooks
Literature - Analysis
Literature, Comparative
Data do documento: 27-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: TESSER, Marcielen Rejane. A literatura nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise comparativa. 2015. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre dois livros didáticos utilizados nos primeiros anos do Ensino Médio de escolas públicas do município de Marmeleiro- PR. Discute como é feita a abordagem da literatura nesses materiais, bem como estabelece um breve retrospecto do histórico do uso do livro didático em sala de aula. Apresenta o que é o Plano Nacional do Livro Didático e as principais características dos livros Português Linguagens e Língua Portuguesa estabelecidas pelo Guia dos Livros Didáticos – PNLD 2015. Através de uma análise das propostas de leituras e das atividades de compreensão apresentadas nos livros didáticos para o trabalho com o texto, o estudo verifica, por meio de uma tabela comparativa, qual é a abordagem utilizada em relação à literatura nos livros analisados. Traz como resultado do estudo considerações sobre a forma como a literatura nos é apresentada nos materiais estudados.
Abstract: This paper presents a comparative analysis between two textbooks used in the early years of high school in public schools in the municipality of Marmeleiro- PR. Discusses how is the approach to literature in these materials establishing a brief review of the history of the use of the textbook in the classroom. Presents what is the Plano Nacional do Livro Didático as well as the characteristics of books “Português Linguagens” and “Língua Portguesa” established by the Guia dos “Livros Didáticos” - PNLD 2015. Through an analysis of proposals for reading and comprehension activities presented in textbooks for work with the text, the study found, by means of a comparative table, which is the approach used in relation to literature in analyzed textbooks. Brings as a result of the study consideration of a new way of presenting literature in textbooks.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8093
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2015_2_05.pdf820,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.