Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/812
Título: Produção de um material didático de física para o estudo de tópicos relacionados a raios X no ensino médio
Autor(es): Perna, Allan Felipe Nunes
Orientador(es): Paschuk, Sergei Anatolyevich
Palavras-chave: Física (Ensino médio)
Raios X
Livros didáticos
Physics (High school)
X-rays
Textbooks
Data do documento: 10-Mai-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: PERNA, Allan Felipe Nunes. Produção de um material didático de física para o estudo de tópicos relacionados a raios X no ensino médio. 2013. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: A inclusão de tópicos de Física Moderna no ensino médio é objeto de vasta e profunda discussão, e em algumas escolas, este assunto já faz parte do conteúdo ministrado. Sabe-se que o conteúdo de raios X está entre os mais importantes tópicos de Física Moderna. Este trabalho apresenta uma análise das características da parte de Física Moderna de sete livros didáticos de física para o ensino médio. Uma pesquisa prévia foi realizada com alguns professores formados ou em formação sobre os elementos que se espera encontrar em um livro didático antes de analisá-lo. A conclusão foi que, de maneira geral, um livro didático apresenta os seguintes elementos: descrição do fenômeno; exemplos do cotidiano; formulação matemática; proposta de experimento; elementos ilustrativos (fotos, figuras, esquemas); elementos da história da ciência; e exercícios (resolvidos, propostos, qualitativos, quantitativos). A pesquisa foi dividida em três etapas: primeira etapa – elementos esperados nos livros didáticos; segunda etapa – uso dos elementos esperados nos livros didáticos; terceira etapa – conteúdo de raios X nos livros. Como resultado, 86% dos livros apresentaram a maioria dos elementos pedagógicos essenciais e conteúdo suficiente, todavia, especificamente o conteúdo de raios X, é insatisfatório. O produto desta pesquisa é um material didático sobre raios X para auxiliar professores de física no ensino de nível médio.
Abstract: The inclusion of topics in modern physics in high school is the subject of wide and deep discussion, and in some schools, this issue is already part of the given content. It is known that the contents of X-rays is among the most important topics in modern physics. This paper presents an analysis of the characteristics of the part of modern physics in seven physics textbooks for high school. Prior research has been carried out with few trained teachers or training on the elements which would be expected to find in a textbook before analyzing it. The conclusion was that, in general, a textbook presents the following information: description of the phenomenon, examples of everyday life; mathematical formulation; proposed experiment; illustrative elements (photos, figures, diagrams); elements of the history of science, and exercises (solved, proposed, qualitative, quantitative). The research was divided into three stages: first stage - expected elements in textbooks, second step - use of elements expected in textbooks, third step - content X-ray in the books. As a result, 86% of the books presented the most essential elements of enough content teaching, however, specifically the contents of X-rays is poor. The product of this research is a didactic material on X-rays to assist professors of physics in high school.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/812
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2012_2_01.pdf8,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.