Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8239
Título: Guia de práticas colaborativas aplicadas ao ensino à distância
Título(s) alternativo(s): Guide to collaborative practices applied to distance learning
Autor(es): França, Danielle Lapola de
Ferreira, Rafael de Souza
Orientador(es): Amaral, Marilia Abrahão
Palavras-chave: Ensino à distância
Ambientes virtuais compartilhados
Educação
Sistemas de computação
Distance education
Shared virtual environments
Computer systems
Education
Data do documento: 29-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: FRANÇA, Danielle Lapola de; FERREIRA, Rafael de Souza. Guia de práticas colaborativas aplicadas ao ensino à distância. 2016. 115 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Nas últimas décadas o acesso à educação teve seu cenário modificado com o advento da constante evolução das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Estas possibilitaram uma maior democratização no ensino na medida que contribuem com a área da educação a distância (EAD), através dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), aplicando suas novas formas de interação e disseminação do conhecimento. O uso adequado destes ambientes virtuais pode oferecer uma aprendizagem na qual os discentes tenham autonomia e se sintam motivados a gerar resultados positivos em relação a obtenção do conhecimento. Contudo a má organização e falta de planejamento no que diz respeito a utilização das ferramentas disponíveis pelo AVA podem causar um efeito contrário ao desejado, prejudicando o ensino, o tornando confuso e desgastante para o estudante. O propósito deste trabalho de conclusão de curso é propor diretrizes embasadas em práticas colaborativas que possibilitem a utilização da ferramenta Moodle, como auxílio ao ensino presencial na UTFPR, de maneira mais eficiente por meio do uso mais abrangente de suas funcionalidades, visando um maior aproveitamento dos discentes e docentes na sua totalidade e também da diversidade de recursos disponíveis em um ambiente AVA. O cenário atual de utilização do Moodle será analisado sob os aspectos acima citados, sendo possível assim propor diretrizes que possibilitem o uso deste AVA com base em conceitos de aprendizagem colaborativa.
Abstract: In recent decades the access to education had its scenario changed with the advent of constant evolution of information and communication technologies (ICTs). These allowed greater democratization in education as contributing to the area of distance education (EAD), through virtual learning environments (VLEs), applying new forms of interaction and dissemination of knowledge. Proper use of these virtual environments can provide a learning process in which students have autonomy and are motivated to generate positive results in relation to acquire knowledge. However, the poor organization and lack of planning regarding the use of the tools available at AVA can cause the opposite of the desired effect, damaging the school, making it confusing and stressful for the student. The purpose of this course conclusion work is to propose guidelines for collaborative practices that permit the use of distance learning Moodle tool in UTFPR more effectively through broader use of its features, designed to further exploitation of students and teachers in as a whole and also the diversity of available resources in a VLE environment.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8239
Aparece nas coleções:CT - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COSIS_2016_4.pdf3,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.