Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8277
Título: O modelo atômico de Dalton: uma proposta de situação de estudo articulando história da ciência e ensino
Título(s) alternativo(s): The Dalton atomic model: a situation proposal of study articulating history of science and teaching
Autor(es): Gatto, Marcos Antônio
Orientador(es): Suart Júnior, José Bento
Palavras-chave: Átomos - Modelos
Ciência - História
Ciência - Estudo e ensino
Atoms - Models
Science - History
Science - Study and teaching
Data do documento: 23-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Referência: GATTO, Marcos Antônio. O modelo atômico de Dalton: uma proposta de situação de estudo articulando história da ciência e ensino. 2017. 150 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2017.
Resumo: A teoria atômica de Dalton engloba um conjunto de conceitos de grande importância para o ensino de Química, pois apresenta aos alunos as ideias iniciais sobre o atomismo. Infelizmente pesquisas evidenciam que o conceito de átomo é distante da realidade do aluno, e para que a compreensão dos conceitos envolvidos se torne possível, é preciso mobilizar a criação de modelos, os quais se tornam ferramentas fundamentais utilizadas para compreender o mundo, cujo acesso real é muito abstrato. Em contrapartida, o ensino é dificultado pela escassez de materiais de apoio disponível e pelo número restrito de pesquisas referentes ao ensino do modelo atômico de Dalton na Educação Básica. Nesse sentido, tendo em vista a relevância da utilização da História da Ciência e de novos métodos e abordagens de ensino, pautados na problematização dos conceitos e na relação deste com situações vivenciadas pelos alunos, este trabalho propõe a elaboração de uma Sequência Didática utilizando a dinâmica pedagógica intitulada Situação de Estudo, articulada a uma abordagem histórica dos conceitos em foco. Esta proposta visa contribuir no desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras, disponibilizando um material de apoio aos professores do Ensino Médio, fundamentado nos resultados de pesquisas da área de Ensino de Química, a fim de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais próximo e significante para o estudante.
Abstract: The atomic theory of Dalton includes a set of concepts of great importance for the teaching of Chemistry, because it presents students the Initial ideas about atomism. Unfortunately research evidence that the concept of atom is far from reality of the student, and so that the understanding of the concepts involved becomes possible, is need mobilize the creation of models, which became fundamental tools used to understand the world, whose real access is very abstract. In contrast, the education is hampered by the scarcity of available support materials and the limited number of researches related to the teaching of Dalton's atomic model in Basic Education. In this sense, taking into account the relevance of the use of the History of Science and new methods and teaching approaches, based on the problematization of the concepts and in the relation of this with situations experienced by students, this work proposes the development of a Didactic Sequence using the pedagogical dynamics entitled Situation of Study, articulated to a historical approach of the concepts in focus. This proposal aims to contribute to the development of innovative educational practices, providing support material for teachers of high school, based on the results of research in the area of Chemistry Teaching, in order to make the teaching and learning process closer and meaningful for the student.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8277
Aparece nas coleções:AP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP_COLIQ_2017_1_05.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.