Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8439
Título: Proposta para utilização de sistemas automatizados em universidades para economia de energia elétrica
Título(s) alternativo(s): Proposal for use of automated systems in universities for electric energy saving
Autor(es): Miranda, Emylli Polyane Primo
Miano, Marina Queiroz
Orientador(es): Trojan, Flavio
Palavras-chave: Automação
Controladores programáveis
Energia elétrica
Automation
Programmable controllers
Electric power
Data do documento: 22-Ago-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: MIRANDA, Emylli Polyane Primo; MIANO, Marina Queiroz. Proposta para utilização de sistemas automatizados em universidades para economia de energia elétrica. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Resumo: Esse trabalho apresenta uma proposta de utilização de um sistema de automação e controle da energia elétrica nas salas de aula em Universidades brasileiras. A automação desse tipo de atividade é relevante, pois torna possível otimizar o uso da energia elétrica nesses ambientes, sendo que o uso inadequado pelos agentes ou por equipamentos ineficientes gera impacto ambiental e econômico para a administração pública ou privada. Os equipamentos necessários para a implantação desse sistema são transformadores de corrente e tensão, relés, contatores, sensores de presença e CLPs (Controladores Lógicos Programáveis). O trabalho baseia-se num experimento apresentado no trabalho de Borges e Fornazari (2016), onde um sistema de automação foi implantado e estudado em duas salas de aula e gerou uma economia de energia elétrica de 12,31%. Com base nesse estudo e levantamentos para a disseminação do sistema nas Universidades Brasileiras foi realizada uma proposta avaliando vantagens técnicas, custos e retornos financeiros da implementação do sistema num campus universitário. A proposta foi elaborada considerando a estrutura de uma Universidade de Tecnologia no sul do Brasil. Pode-se então concluir a vantagem em longo prazo que a proposta pode oferecer, principalmente proporcionando controle sobre os gastos de energia elétrica em universidades.
Abstract: This work presents a proposal for the use of a system of automation and control of electric power in classrooms in Brazilian Universities. The automation of this type of activity is relevant because it makes it possible to optimize the use of electric energy in these environments, and improper use by agents or inefficient equipment generates environmental and economic impact for public or private administration. The equipment required to implement this system are current and voltage transformers, relays, contactors, presence sensors and PLCs (Programmable Logic Controllers). The work is based on an experiment presented in the work of Borges and Fornazari (2016), where an automation system was implanted and studied in two classrooms and generated a saving of electric energy of 12.31%. Based on this study and surveys for the dissemination of the system in the Brazilian Universities, a proposal was made evaluating technical advantages, costs and financial returns of the implementation of the system in a university campus. The proposal was elaborated considering the structure of a University of Technology in the south of Brazil. One can then conclude the long-term advantage that the proposal can offer, mainly by providing control over the electric power expenditures in universities.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8439
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COELE_2017_2_04.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.