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Título: Desenvolvimento de circuito de condicionamento de sinais para um sensor capacitivo utilizado para classificação de combustíveis
Título(s) alternativo(s): Development of signal conditioning circuit for a capacitive sensor used for fuel classification
Autor(es): Bonfati, Lucas Vacilotto
Orientador(es): Stevan Junior, Sergio Luiz
Palavras-chave: Combustíveis
Detectores
Circuitos elétricos
Fuel
Detectors
Electric circuits
Data do documento: 27-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: BONFATI, Lucas Vacilotto. Desenvolvimento de circuito de condicionamento de sinais para um sensor capacitivo utilizado para classificação de combustíveis. 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Resumo: Atualmente, os veículos Flex realizam o controle da injeção e combustão do combustível no motor com base nas informações fornecidas pela sonda lambda. Entretanto este equipamento apresenta diversas desvantagens a longo prazo como o aumento do consumo por parte do motor. Visando obter alternativas ao uso de sondas lambda para controle da injeção eletrônica de veículos automotores, buscou-se circuitos capazes de identificar diferentes combustíveis com auxílio de um sensor capacitivo desenvolvido para esse fim para avaliação do combustível na entrada do motor. Desenvolveu-se uma plataforma e um protocolo para realização das avaliações experimentais com combustíveis em diferentes concentrações, simulando as possíveis opções de abastecimento em um veículo Flex. Posteriormente, foram projetados, implementados e avaliados dois circuitos para medição de capacitância. Após a coleta, processamento e avaliação dos dados obtidos, verificou-se que um dos circuitos desenvolvidos apresentou resultados satisfatórios para o objetivo de classificar as diferentes concentrações de combustíveis utilizadas (E27 a E100) para os requisitos do sensor utilizado, com erro inferior a 4% quando comparado ao valor fornecido pelo sensor comercial.
Abstract: Currently, flex-fuel vehicles are able to control the injection and combustion of fuel in the engine based on the information provided by a lambda probe. However, this equipment presents several long-term disadvantages, such as increased engine consumption. Aiming to obtain alternatives to the use of lambda probes to control the electronic injection of automotive vehicles, this works focused on establish circuits capable of identifying different fuels based on a capacitive sensor developed for this purpose to evaluate the fuel at the entrance of the engine. A platform and protocol were developed to perform the experimental evaluations with different concentrations of fuels, simulating the possible fueling options in a flex vehicle. Subsequently, two circuits for capacitance measurement were designed, implemented, and evaluated. After collecting, processing, and evaluating the obtained data, it was verified that one of the developed circuits presented satisfactory results. The results were analyzed for the purpose of classifying the different concentrations of the used fuels (E27 to E100) based on the requirements of the used sensor, and presented an error lower than 4% compared to the value provided by the commercial sensor.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8451
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