Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8456
Título: Coleção parasitológica: uma ferramenta para o ensino de Ciências e Biologia
Título(s) alternativo(s): Parasitological collection: a tool for teaching Science and Biology
Autor(es): Miranda, Geziéli Brites de
Orientador(es): Karling, Letícia Cucolo
Palavras-chave: Parasitologia
Estratégias de aprendizagem
Ensino - Meios auxiliares
Parasitology
Estratégias de aprendizagem
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 23-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Referência: MIRANDA, Geziéli Brites de. Coleção parasitológica: uma ferramenta para o ensino de Ciências e Biologia. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2017
Resumo: A escola é o local onde se ensina e aprende, onde o professor guia a aprendizagem do aluno através da transposição do conteúdo. Para um bom desempenho do aluno, é necessário que o professor busque maneiras diferentes de trabalhar o conteúdo, dentre várias opções as aulas práticas vêm tomando bastante destaque, pois reforça o conteúdo aprendido em aula teórica, além de despertar o interesse dos alunos na área da pesquisa O presente projeto elaborou uma coleção de parasitas para aplicação em aula teórica demonstrativa, com o intuito de possibilitar aos alunos uma aula diferente e atrativa, visando realizar uma associação entre teoria, prática e reflexão sobre o assunto. O projeto foi realizado em dois momentos, primeiro a coleta dos parasitas e emblocagem. O segundo momento foi a aplicação das aulas teóricas com os alunos. A aula teórica foi baseada nos três momentos pedagógicos, que são problematização, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. O projeto foi realizado com os alunos do sétimo e nono ano da Escola Estadual do Município de Cruzeiro do Iguaçu-PR. Pode-se perceber que o projeto alcançou o seu objetivo, pois os alunos demonstraram grande interesse no conteúdo, de forma que eles poderão investigar, refletir, argumentar e questionar sobre o tema.
Abstract: The school is where if teach and learn, where the teacher guides the student's learning through the transmission of content. For a good students perfomance, it is necessary that the teacher seeks different ways of working the content, among several options the practical classes have been taking a lot of attention, because it reinforces the content learned in the theoretical class, besides arousing the interest of the students in the area of research. The present project seeks to elaborate a collection of parasites for application in theoretical classes, in order to provide students with a different and attractive class, aiming at an association between theory, practice and reflection on the subject. The project was be carried out in two moments, the first was be done collect parasites and inclusion. On the second moment was be the application of theoretical classes with the students. The theoretical class was be based on the three pedagogical moments, which are problematization, organization of knowledge and application of knowledge. The project was be carried out with the students of the seventh and ninth year of the State Schools of the Municipality of Cruzeiro do Iguaçu-PR. It can be realized that the project for their purpose for students have shown great interest in content, so that they study investigate, reflect, argue and question about the topic.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8456
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2017_2_02.pdf980,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.