Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8476
Título: Determinação do tempo de garantia para serviços de manutenção em indústria química
Autor(es): Brito, Clemilson de
Orientador(es): Rodrigues, Marcelo
Palavras-chave: Confiabilidade (Engenharia)
Garantia de qualidade
Manutenção
Reliability (Engineering)
Quality assurance
Maintenance
Data do documento: 16-Mai-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: BRITO, Clemilson de. Determinação do tempo de garantia para serviços de manutenção em indústria química. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Toda empresa precisa conviver com a obrigação legal de fornecer garantia em seus produtos e serviços. A garantia é o compromisso de que, qualquer falha ocorrida devido a algum desvio no processo produtivo ou na logística, seja consertado, trocado ou reembolsado o valor pago desde que sejam seguidas as orientações do fabricante. Outro fator que se faz necessário é que a falha ocorra dentro do período estabelecido, sendo este de fundamental importância estratégica. No entanto, ao se tratar de garantia de serviços é intrínseca a relação com falha humana. Utilizando ferramentas da engenharia da confiabilidade este trabalho demonstra um método aplicado para definição do período de garantia para serviços de manutenção em empresa do segmento químico incluindo investigação de possíveis causas que geram retrabalhos e análise de risco, no qual foi identificada a maior concentração de ocorrência da falha humana logo após o término do trabalho executado e que o monitoramento riscos envolvidos são decisivos para a saúde financeira da empresa.
Abstract: Every company needs to coexist with a legal requirement to provide warranty on their products and services. The warranty is a commitment that any failure occurred due to some deviation in the production process or logistics have to be repaired, the service or product replaced or the amount paid refunded, since followed according to the manufacturer's guidelines. However, dealing with warranty services has an intrinsic relationship with human failure. A relevant factor to validate the warranty is that the failure has to occurs within a specified period, determined by the maker, which is fundamental for an important strategic. Using reliability engineering tools, this work demonstrates a method used to define the warranty period for maintenance services in chemical industries, including investigation of possible causes that generate reworks and risk analysis, which identified the highest concentration of human error right after conclusion of the work, and the follow up on involved risks are critical to the financial health of the company.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8476
Aparece nas coleções:CT - Engenharia da Confiabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEC_2014_02.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.