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Título: Controle do fluxo de ar de um transporte pneumático através da automatização de um damper para economia de energia em uma unidade de processamento de trigo em Ponta Grossa - PR
Título(s) alternativo(s): Airflow control of a pneumatic transport through the automation of a damper for energy saving at a wheat processing unit in Ponta Grossa - PR
Autor(es): Molleta, Higor Vinicius
Orientador(es): Paredes, Abraham Elias Ortega
Palavras-chave: Energia - Consumo
Sistemas de energia elétrica - Controle
Controle pneumático
Energy consumption
Electric power systems - Control
Pneumatic control
Data do documento: 16-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: MOLLETA, Higor Vinicius. Controle do fluxo de ar de um transporte pneumático através da automatização de um damper para economia de energia em uma unidade de processamento de trigo em Ponta Grossa - PR. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Automação Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo reduzir o consumo de energia elétrica de um motor através da automatização de uma válvula eletromecânica chamada Damper. O método existente modula a válvula por meio da pressão de ar do transporte pneumático, enquanto que o método sugerido neste projeto irá controla-la pela corrente do motor que realiza a exaustão. Esses dois métodos de regular a vazão foram comparados através de gráficos gerados por um instrumento de medição de consumo de corrente e potência, com a intenção de avaliar qual o melhor método de controle, visando a redução do consumo de energia elétrica. O novo método de controle prevê também uma proteção maior ao motor que irá operar em correntes menores.
Abstract: The present work aims to reduce the consumption of electric energy of an engine through the automation of an electromechanical valve called Damper. The existing method controls the valve through the air pressure of the pneumatic transport, whereas the method suggested in this work will control it by the current of the motor that performs the exhaust. These two methods of flow control were compared through graphs generated by a current and power consumption measurement instrument, with the intention of evaluating the best control method, aiming to reduce the consumption of electricity. The new control method also provides greater protection to the engine that will operate in smaller currents.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8510
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