Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8512
Título: Desenvolvimento de sensor de corrente elétrica a partir de um sensor efeito hall
Título(s) alternativo(s): Development of an electric current sensor from a Hall effect sensor
Autor(es): Carvalho, Alexandre Figueiredo
Milléo, Lucas Martins
Orientador(es): Casaro, Marcio Mendes
Palavras-chave: Correntes contínuas
Hall, Efeito quântico de
Campos eletromagnéticos
Electric currents, Direct
Quantum Hall effect
Electromagnetic fields
Data do documento: 12-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: CARVALHO, Alexandre Figueiredo; MILLÉO, Lucas Martins. Desenvolvimento de sensor de corrente elétrica a partir de um sensor efeito hall. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Automação Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Resumo: Neste trabalho, desenvolveu-se um sensor de corrente, galvanicamente isolado. Através de uma bobina enrolada em um núcleo toroidal, com entreferro de dois milímetros. Uma corrente monitorada produz um campo magnético que excita um sensor de Efeito Hall linear. No pino de saída deste sensor de Efeito Hall, obtém-se uma tensão de 0 a 5V que reflete a corrente monitorada. Foram analisadas as leis de Ampère e de Faraday, o que permitiu o desenvolvimento de um procedimento de projeto do elemento magnético. Um protótipo para monitoramento de correntes de até 10A foi elaborado. Resultados práticos demonstraram a precisão dos cálculos.
Abstract: In this project, a galvanically isolated sensor was developed. Through a coil wound on a toroidal core, with a gap of two millimeters. A monitored current produces a field that excites a linear Hall-Effect sensor. At the output pin of this Hall-effect sensor, a voltage of 0 to 5V is obtained which reflects the monitored current. The Laws of Ampère and Faraday were analyzed, what allowed developing a project procedure of the magnetic element. A prototype for current monitoring up to 10A was elaborated. Practical results demonstrated the calculations accuracy.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8512
Aparece nas coleções:PG - Tecnologia em Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COAUT_2017_2_06.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.