Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8518
Título: Automação de equipamento para fabricação de cerveja artesanal
Título(s) alternativo(s): Equipment automation for home brewing
Autor(es): Parizotto, Gabriel
Orientador(es): Torrico, César Rafael Claure
Palavras-chave: Cerveja
Controle de processo
Processos de fabricação - Automação
Beer
Process control
Manufacturing processes - Automation
Data do documento: 5-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: PARIZOTTO, Gabriel. Automação de equipamento para fabricação de cerveja artesanal. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar a automação de um equipamento de fabricação de cerveja artesanal, controlando a temperatura e o tempo de duração em duas etapas do processo, sendo elas: a de mosturação e a de fervura. Inicialmente é apresentado de maneira sucinta os ingredientes e o modo de preparo da cerveja, além de um estudo sobre como modelar um processo térmico e as ações básicas de controle comumente utilizadas. Para a implementação do protótipo, primeiramente foi adaptada uma resistência elétrica em um caldeirão e desenvolvida a instrumentação para adquirir os dados referentes ao sistema. Após a verificação da não linearidade do sistema foram projetados três controladores (PI), para atender determinadas faixas de operação do equipamento. A interação do usuário com o equipamento foi realizada através de uma interface com display gráfico e botões, possibilitando, assim, parametrizar uma receita e visualizar o andamento do processo.
Abstract: This work aims the automation of a home brewing equipment, controlling the temperature and the time between two of the process’s steps: mashing and fermenting. Initially, the ingredients and a method for brewing are briefly presented, as well as a study on how to model a thermal process and basic control techniques commonly used. For the implementation of a prototype, a electrical resistance was adapted in a cauldron and the data acquisition system to collect data was developed. After verifying the non-linearity of the system, three (PI) controllers were projected, to satisfy certain of the equipment’s operating range. The interaction of the user with the equipment was implemented through an interface using a graphic display and buttons, allowing setting a recipe and monitoring the process.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8518
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COELT_2017_1_04.pdf3,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.