Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8530
Título: Sistema de indicação de ajuste da constante K do cronotacógrafo eletrônico 1318
Título(s) alternativo(s): System of adjustment indication of constant K of electronic tachograph EC 1318
Autor(es): Santos, Willyan Weiss Ilha dos
Orientador(es): Ortiz, Jorge Luis Roel
Palavras-chave: Detectores
Sistema de Posicionamento Global
Microcontroladores
Detectors
Global Positioning System
Microcontrollers
Data do documento: 8-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: SANTOS, Willyan Weiss Ilha dos. Sistema de indicação de ajuste da constante K do cronotacógrafo eletrônico 1318. 2017. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: O cronotacógrafo é um dispositivo utilizado para registrar informações de viagem dos veı́culos. Entre essas informações é possı́vel destacar velocidade instantânea, velocidade média, distância percorrida, tempo de viagem, entre outros dados do veı́culo. Por ser um equipamento de importância fundamental na fiscalização de frotas, a verificação do dispositivo se torna essencial na hora de manter o veı́culo regularizado. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e tecnologia(Inmetro) estipula um intervalo de verificação de 2 anos, a fim de certificar que o veı́culo e o cronotacógrafos estejam devidamente calibrados. A constante K é o parâmetro utilizado para efetuar o sincronismo do dispositivo com o veı́culo. Essa constante carrega a informação da quantidade de pulsos que o sensor de velocidade envia para o cronotacógrafo, na distância de 1000 metros. Dessa forma, esse trabalho teve como propósito apresentar uma nova metodologia para obter a constante K do cronotracógrafo eletrônico EC 1318. Partindo do princı́pio de funcionamento do dispositivo até seus métodos de aferição, com o intuito de desenvolver um equipamento capaz de adquirir o parâmetro desejado, utilizando um dispositivo de posição global(GPS). O método de utilizar o dispositivo de GPS como referência de distância, se mostrou eficaz dentro dos requisitos estabelecidos para realizar os ensaios. A utilização do sistema proposto tornou o equipamento desenvolvido um artificio, no momento de se obter a constante k. Dentre os vários ensaios realizados os melhores resultados obtidos permaneceram na margem de erro admissı́vel pelo Inmetro, margem essa de 1%. Com isso a metodologia proposta satisfez o objetivo principal de obter a constante K.
Abstract: The tachograph is a device used to register vehicle travel information. Out of all information available about the vehicle, it is possible to highlight, instant velocity, mean velocity, distance travelled and travel time. For being a device of fundamental importance in fleet inspection, the verification of the device becomes essential when it comes to keeping the vehicle regularized. The National Institute of Metrology, Standardization and Industrial Quality (Inmetro) sets a 2 year inspection interval, in order to certify that the vehicle and the tachograph are properly calibrated. The constant K is the parameter used to conduct the synchrony between the vehicle and the device. This constants holds the data about the pulse quantity, that the velocity sensor sends to the tachograph, in the distance of 1000 meters. Currently, the method used to obtain the parameter K is through the use of a 20 meter track. Therefore, as this project progresses, a new methodology will be presented in order to obtain the constant K of the electronic tachograph EC 1318.Starting from the operation principles of the device until its gauging methods, with the intent of developing an equipment capable of acquiring the desired parameter, using a global positioning device (GPS). The method of using the GPS device as a reference for the distance, was shown to be effective within the established requirements to conduct the tests. The use of the proposed system turned the equipment developed an artifice, at the moment of obtaining the constant k. Among the several tests performed the best results obtained remained within the permissible margin of error by Inmetro. A margin of 1%. Hence the proposed methodology satisfies the main goal of obtaining the constant K
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8530
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COELT_2017_1_16.pdf19,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.