Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/854
Título: Aplicação de atividades lúdicas envolvendo a tabela periódica para o processo de ensino-aprendizagem da configuração eletrônica no ensino médio
Autor(es): Klein, Ana Paula Palaro
Souza, Jessica de
Orientador(es): Ferri, Elídia Aparecida Vetter
Palavras-chave: Tabela periódica dos elementos químicos - Estudo e ensino
Jogos educativos
Aprendizagem
Periodic law - Study and teaching
Educational games
Learning
Data do documento: 12-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: KLEIN, Ana Paula Palaro; SOUZA, Jessica de. Aplicação de atividades lúdicas envolvendo a tabela periódica para o processo de ensino-aprendizagem da configuração eletrônica no ensino médio. 2013. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: O aprender química ainda é visto com grande preconceito pelos alunos do ensino médio, principalmente no primeiro ano. Contudo, uma possível maneira de amenizar esse problema é substituir a metodologia tradicional por uma metodologia mais dinâmica, utilizando outros meios para o desenvolvimento das aulas, como por exemplo, a aplicação de jogos lúdicos. O ludismo é uma atividade envolvente capaz de promover uma participação efetiva do aluno e estimular a busca de conhecimentos e está sendo cada vez mais utilizado como ferramenta pedagógica. O objetivo desse trabalho foi a aplicação de atividades lúdicas envolvendo a tabela periódica para o processo de ensino-aprendizagem da configuração eletrônica dos elementos químicos no ensino médio. O projeto foi aplicado em um colégio da rede pública do sudoeste do Paraná. Primeiramente aplicou-se um questionário com o intuito de identificar o grau de entendimento dos alunos a respeito do assunto, posteriormente foi feita uma introdução e uma discussão sobre o conteúdo, em seguida, fez-se a aplicação de um jogo lúdico e por fim, foi aplicado novamente o questionário inicial. Observou-se que após a aplicação do jogo a maioria das questões apresentaram um número maior de acertos, o que justifica a utilização do jogo como uma ferramenta pedagógica eficaz no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: Learning chemistry is still seen with bigotry by high school students, especially in the first year. However, it is possible to alleviate this problem by replacing the traditional methodology by a more dynamically methodology by using other means for the development class, such as the application of educational games. The Luddism is an engaging activity that promotes effective participation of the student and encourage the search of knowledge and is increasingly being used as a pedagogical tool. The goal of this work was to apply ludic activities using the periodic table to the process of teaching andlearning of the electronic configuration of the chemical elements in high school. The project was applied in a school of public southwestern of Paraná. First we applied a questionnaire in order to identify the level of students understanding about the subject, then an introduction and discussion about the subject, and then made the implementation of a ludic game and finally applied the initial questionnaire again. It was observed that after applying the game most of the questions were a greater number of correct answers, which justifies the use of the game as a teaching tool in effective teaching and learning.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/854
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2012_2_01.PDF1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.