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Título: Educação especial e o ensino de química: a inclusão escolar de estudantes com necessidades educacionais especiais no ensino médio
Autor(es): Torres, Pamela Lenara Machado
Orientador(es): Deimling, Natalia Neves Macedo
Palavras-chave: Química
Educação especial
Educação inclusiva
Deficiências do desenvolvimento
Chemistry
Special education
Inclusive education
Developmental disabilities
Data do documento: 5-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Referência: TORRES, Pamela Lenara Machado. Educação especial e o ensino de química: a inclusão escolar de estudantes com necessidades educacionais especiais no ensino médio. 2017. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2017.
Resumo: Este estudo teve como objetivo discutir e analisar como tem se dado o processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em uma escola pública e, mais especificamente, no âmbito da disciplina de Química do ensino médio, tanto na perspectiva dos alunos quanto dos professores. Para tanto, utilizamos um estudo de caso de abordagem qualitativa com oito estudantes com NEE matriculados no ensino médio regular, quatro professores de Química e um professor de Educação Especial de uma escola pública da rede estadual de ensino pertencente ao Núcleo Regional de Ensino de Campo Mourão. Além das entrevistas, realizamos uma análise documental do Projeto Político-Pedagógico da escola. O referencial teórico está pautado em estudos e pesquisas relacionados à Educação Especial, à Inclusão Escolar e ao processo de ensino-aprendizagem de pessoas com NEE. Além do referencial teórico, tomamos como base de análise a legislação e os estudos e pesquisas - livros, teses, dissertações, e artigos acadêmicos - que abordam o ensino de Química na perspectiva da educação inclusiva de alunos com NEE na educação básica. A análise dos dados nos permitiu discutir: as concepções dos professores e estudantes a respeito da Educação Especial, da Inclusão Escolar e dos Transtornos Globais do Desenvolvimento; a formação docente na perspectiva da educação inclusiva; o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com NEE; e as condições materiais para a efetivação da Inclusão Escolar no contexto analisado. Cada um desses aspectos foi analisado, separadamente, em quatro categorias de análise, a partir das quais buscamos discutir os pontos facilitadores, os limites e os desafios da Inclusão Escolar de maneira geral e, em particular, na disciplina de Química no ensino médio. A partir dos resultados obtidos, consideramos que, para que haja uma efetiva inclusão escolar, são necessárias, mais do eu boa vontade, condições objetivas e subjetivas que garantam a socialização da cultura a todos, indistintamente. Tais condições referem-se a políticas amplas e globais que indiquem não apenas os caminhos mas, na mesma intensidade, as condições efetivas para que esses caminhos sejam percorridos e para que as finalidades educacionais sejam alcançadas.
Abstract: This study aims to discuss and analyze the process of student inclusion with Special Education Needs (SEN) occurs in a public school, more specificly, in scop of chemistry discipline in high school, as in the perspective of student as teachers. Thus for, we have used a qualitative case study approach with eight students with SEN registered in regular high school, four chemistry teachers and one teacher of special education of a public school of the state system network belonging to the regional of Campo Mourão. In addition to the interview, we performed a documentary analyze of the School's Political Pedagogical Project. The theoretical reference is ruled in studies and research related to Special Education, School Inclusion and the teaching-learning process of people with SEN. Besides the theoretical reference, we have taken as analysis basis the legislation and studies and researches - books, theses, dissertations, and academic articles - that approach the teaching of Chemistry in the perspective of the inclusive education of students with SEN in basic education. The analysis of the data allowed us to discuss: the conceptions of teachers and students regarding to Special Education, School Inclusion and Global Developmental Disorders; teacher education in the perspective of inclusive education; the teaching-learning process of students with SEN; and the material conditions for the accomplishment of School Inclusion in the analyzed context. Each of these aspects was analyzed separately in four categories of analysis, from which we sought to discuss the facilitator points, the limits and the challenges of School Inclusion in general, and in particular in the discipline of Chemistry in high school. From the results obtained, we considered that, in order to accomplish an effective school inclusion, are necessary, more than goodwill, objective and subjective conditions that guarantee the socialization of culture to all, indistinctly. These conditions refer to broad and comprehensive policies that indicate not only the ways, but in the same intensity, the effective conditions for these ways to be traveled and for educational purposes to be achieved.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8546
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