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Título: Produção textual em língua portuguesa: uma análise da escrita e da reescrita de textos de imigrantes haitianos da cidade de Pato Branco
Título(s) alternativo(s): Textual production in Portuguese: An analysis of the writing and restructuring of Haitian immigrants in the city of Pato Branco
Autor(es): Grando, Rafael Francisco Pellin
Orientador(es): Gritti, Letícia Lemos
Palavras-chave: Imigrantes - Brasil
Haitianos
Análise linguística
Língua portuguesa - Português escrito
Immigrants - Brazil
Haitians
Linguistic analysis (Linguistics)
Portuguese language - Written portuguese
Data do documento: 26-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: GRANDO, Rafael Francisco Pellin. Produção textual em língua portuguesa: uma análise da escrita e da reescrita de textos de imigrantes haitianos da cidade de Pato Branco. 2017. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: Esta pesquisa analisou elementos da escrita e reescrita de textos do gênero relato pessoal de quatro alunos imigrantes haitianos que vivem na cidade de Pato Branco, Paraná com os objetivos de levantar dados sobre a escrita e reescrita dos imigrantes haitianos e identificar suas principais dificuldades na língua portuguesa. A metodologia utilizada foi a elaboração de cinco aulas sobre o gênero relato pessoal com as produções dos textos durante as aulas. Após as aulas houve análise linguística dos textos com base na ortografia, gramática, coesão e coerência que os alunos utilizaram e análise de adequação ao gênero relato pessoal. O l teórico se deu com o conceito de gênero por Bakhtin (1997), autores que dialogam sobre conceito do gênero relato e relato pessoal, assim como fatores de coesão e coerência a partir de Koch (2009). Em relação às escolhas dos alunos, foi pré-definido que eles deveriam ter algum conhecimento sobre a língua portuguesa de modo que fosse possível escrever, ler e falar. Para a produção dos textos analisados, sendo que alguns alunos convidados participaram de cursos de português para falantes de outras línguas (PFOL), realizados na cidade de Pato Branco de forma voluntária. Nesta pesquisa, a partir das aulas realizadas, foi produzida a escrita de três textos do gênero relato pessoal em língua portuguesa, sendo um deles uma reescrita. Os resultados obtidos sobre o aspecto linguístico mostram que os alunos têm muitas dificuldades com a ortografia da língua portuguesa, principalmente com acentuação de palavras e pontuação, problemas de coesão por falta e troca de preposições, falta de elementos conectivos, excesso de uso de frases coordenadas e repetição de pronomes pessoais. Em relação ao gênero trabalhado, os resultados mostram que a partir das aulas o entendimento e a adequação ao gênero evoluíram de forma progressiva, demonstrando que os alunos entenderam o propósito do gênero trabalhado, como usá-lo e para que contexto serve.
Abstract: This research analyzed elements of the writing and rewriting of texts of the personal report genre of four Haitian immigrant students living in the city of Pato Branco, Paraná, with the aim of collecting data on the writing and rewriting of Haitian immigrants and identifying their main difficulties in the Portuguese language . The methodology used was the elaboration of five classes on the genre personal story with the productions of the texts during the classes. After classes there was linguistic analysis of texts based on the spelling, grammar, cohesion and coherence that the students used and analysis of adequacy to the personal reporting genre. The theoretical reference was made with the concept of gender by Bakhtin (1997), authors who discuss the concept of the genre personal story and reporting, as well as factors of cohesion and coherence from Koch (2009). Regarding the students' choices, it was pre-defined that they should have some knowledge about the Portuguese language so that it was possible to write, read and speak. For the production of the texts analyzed, some invited students participated in Portuguese courses for speakers of other languages (PFOL), held in the city of Pato Branco on a voluntary basis. In this research, from the classes carried out, the writing of three texts of the personal reporting genre in Portuguese language was produced, one of them being a rewriting. The results obtained on the linguistic aspect show that the students have many difficulties with the spelling of the Portuguese language, mainly with accentuation of words and punctuation, problems of cohesion due to lack and change of prepositions, lack of connective elements, excessive use of coordinated phrases And repetition of personal pronouns. In relation to the genre worked, the results show that from the lessons the understanding and the adaptation to the genre evolve progressively, demonstrating that the students understood the purpose of the genre worked, how to use it and for what context it serves.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8594
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