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Título: Estudo do fresamento de cabeçotes de motor mistos de alumínio e aço com diferentes ferramentas de corte
Título(s) alternativo(s): Study of the milling of mixed aluminum and steel engine heads with different cutting tools
Autor(es): Becker, Anderson
Orientador(es): Vanat, Karen Juliana
Palavras-chave: Fresagem (Trabalhos em metal)
Desgaste mecânico
Usinagem
Milling (Metal-work)
Mechanical wear
Machining
Data do documento: 27-Out-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: BECKER, Anderson. Estudo do fresamento de cabeçotes de motor mistos de alumínio e aço com diferentes ferramentas de corte. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Fabricação Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Resumo: O fresamento de cabeçotes com antecâmara é um processo de fabricação de extrema dificuldade e importância, pois o cabeçote é uma peça complexa, com vários orifícios, caracterizando uma usinagem com corte interrompido, e necessita de ótimo acabamento para funcionar de maneira eficiente. Uma das consequências deste tipo de fresamento é o elevado desgaste dos insertos utilizados, devido ao tipo de corte e da variação da matéria-prima do cabeçote. O resultado desse desgaste elevado é o péssimo acabamento superficial no cabeçote, bem como a troca frequente da ferramenta de corte a cada passe de usinagem. A utilização do inserto de corte que gere uma superfície com bom acabamento e sofra o menor desgaste possível é um problema recorrente no ramo das retíficas de motores. O objetivo deste trabalho foi selecionar insertos que fossem capazes de usinar o alumínio e o aço de forma eficiente, sofrendo o menor desgaste possível, e gerando uma superfície com bom acabamento. Foi analisado de forma visual o desgaste dos insertos e o acabamento da superfície usinada do cabeçote, com a variação do avanço de usinagem, sendo o único parâmetro que a máquina utilizada permitia que fosse variado. A utilização do inserto RDMT 1003 MO LT3000, foi a mais satisfatória para as necessidades da empresa, em relação ao acabamento superficial do cabeçote e desgaste desse.
Abstract: The milling of heads with antechamber is a process of manufacture of extreme difficulty and importance, because the head is a complex part, with several holes, characterizing a machining with interrupted cut, and needs great finishing to work efficiently. One of the consequences of this type of milling is the high wear of the inserts used, due to the type of cut and the variation of the raw material of the head. The result of this high wear is the poor surface finish on the head, as well as the frequent changing of the cutting tool at each machining pass. The use of the cutting insert which generates a surface with good workmanship and the least possible wear is a recurring problem in the field of engine grinding. The objective of this work was to select inserts that were capable of machining aluminum and steel efficiently, suffering the least possible wear, and generating a surface with a good finish. The wear of the inserts and the finishing of the machined surface of the head were analyzed visually with the variation of the machining advance, being the only parameter that the machine used allowed to be varied. The use of the insert RDMT 1003 MO LT3000, was the most satisfactory for the needs of the company, in relation to the surface finish of the head and wear of the same.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8636
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