Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/864
Título: Integração da agenda semanal de obras com o planejamento de médio e longo prazo no ambiente do MS-Project
Autor(es): Schneider, André Luis Guimarães
Orientador(es): Wille, Silvio Aurélio de Castro
Palavras-chave: Engenharia civil - Controle de produção
Construção civil - Planejamento
Civil engineering - Production control
Building - Planning
Data do documento: 6-Jul-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: SCHNEIDER, André Luis Guimarães. Integração da agenda semanal de obras com o planejamento de médio e longo prazo no ambiente do MS-Project. 2012. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Como uma forma de melhorar o desempenho de empreendimentos em termos de prazo, qualidade e produtividade, o setor da construção civil têm focado no processo de Planejamento e Controle de Produção (PCP). Um marco importante no desenvolvimento de sistemas de PCP para a construção civil foi a introdução do sistema Last Planner de controle da produção. O objetivo deste trabalho é levantar procedimentos padronizados de como aplicar a Agenda Semanal de forma a orientar a produção e apoiar o gerente de obra no controle de prazos de empreendimentos e obras civis. O estudo apresenta um caso de evolução no uso da Agenda Semanal como ferramenta gerencial de curto prazo, apresentando ferramentas para o controle de médio e longo prazo. O estudo dedicou-se também ao desenvolvimento de um manual padrão para a emissão e atualização da Agenda Semanal e documentos e relatórios para apoiar o gerente de obra. Como principais conclusões apontam-se importância das boas práticas de PCP na eficácia do planejamento de obras e auxílio na tomadas de decisões do gerente de obra.
Abstract: As a way to improve the performance of projects in terms of timeliness, quality and productivity, the construction industry have focused on the process of Production Planning and Control (PPC). An important milestone in the development of PCP systems for the construction industry was the introduction of Last Planner production control. The objective of this work is to raise standardized procedures of how to apply the Weekly Schedule in order to guide the production and support the manager in control of work deadlines and civil works projects. The study presents a case of evolution in the use of the Weekly Schedule as a management tool for short-term, with tools to control the medium and long term. The study also focused the development of a standard manual for issuing and updating the Weekly Schedule and documents and reports to support the project manager. The main conclusions point to the importance of good PCP in the effectiveness of planning works and aid in decision-making manager's work.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/864
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XVII_2011_05.pdf4,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.