Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8690
Título: Automatização do processo de abastecimento de uréia através do controle de nível na produção de MDF
Título(s) alternativo(s): Urea supply process automation with level control in MDF production
Autor(es): Ubaldo, Willian Antunes de Souza
Orientador(es): Guimarães, Julio Cesar
Palavras-chave: Automação
Controladores programáveis
Detectores
Automation
Programmable controllers
Detectors
Data do documento: 24-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: UBALDO, Willian Antunes de Souza. Automatização do processo de abastecimento de uréia através do controle de nível na produção de MDF. 2016. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Automação Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.
Resumo: O projeto de Automatização do Processo de Abastecimento de Uréia através do Controle de Nível na Produção de MDF relaciona os benefícios da automação industrial, de modo que se tenha confiabilidade e determinismo em um processo específico para controle de nível. Onde o controle de nível é feito de modo manual é possível melhorar a precisão e o tempo de resposta do sistema implantando-se a automação, que é objeto de estudo no presente projeto. Analisou-se o controle de nível de forma prática utilizando um sensor, cujo sinal analógico é escalonado através de um Controlador Lógico Programável, e representado por meio de ilustrações gráficas via sistema SCADA. Foram considerados dois modelos de sensores para o controle de nível de resina, o sensor de distância ultrassônico e o óptico, ambos os sensores ajustados para emitir um sinal de 4 a 20mA. O projeto analisa de forma prática razões para automatizar um sistema manual e garantir que não haja falhas referentes a medições no processo de abastecimento de resina.
Abstract: The Urea Supply Process Automation project with Level Control in MDF Production relates the benefits of industrial automation, so that the reliability and determinism will be increases in a specific process for level control. Where the level control is made manually it’s possible improve the system precision and time of response by implementing automation. In a practical way the level control was analyzed, which the analogical sign is staggered through a Programmable Logic Control and represented by graphic ilustrations via SCADA system. For the resin level control two types of distance sensors has been considerate: ultrasonic and optic, both adjusted to emit a 4-20mA signal. The project analyses reasons for automate a manual system on a practical way to ensure that can be no measuring erros in resin suplly process.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8690
Aparece nas coleções:PG - Tecnologia em Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COAUT_2016_1_03.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.