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Título: Hajimete No Kanji!: a estética kawaī como mediadora na aprendizagem da língua japonesa por crianças brasileiras
Título(s) alternativo(s): Hajimete No Kanji!: the kawaī aesthetics as a mediator in the japanese language learning by brazilian children
Autor(es): Teixeira, Karyne Elise
Orientador(es): Silva, Claudia Bordin Rodrigues da
Palavras-chave: Desenho industrial
Caracteres chineses - Japão
Língua japonesa
Língua japonesa - Estudo e ensino - Crianças
Design, Industrial
Chinese characters - Japan
Japanese language
Japanese language - Study and teaching - Childrens
Data do documento: 23-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: TEIXEIRA, Karyne Elise. Hajimete No Kanji!: a estética kawaī como mediadora na aprendizagem da língua japonesa por crianças brasileiras. 2015. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Este projeto objetiva apresentar o processo de design aplicado à pesquisa e desenvolvimento conceitual de uma interface gráfica educativa para tablet, a qual facilite a aprendizagem de ideogramas japoneses por crianças brasileiras de seis a oito anos, através de conteúdo imagético e sonoro. O intuito é estimular, de forma lúdica, a assimilação de kanjis utilizando a estética japonesa kawaī como mediadora no processo de estudo dessa língua, tornando a aprendizagem mais agradável. Como o intuito do aplicativo é promover o conceito do “aprender brincando”, jogos lúdicos, assimilação de ideograma com imagens e estudo da escrita da língua japonesa enriquecerão esse conceito.
Abstract: This project aims to present the design process applied to the research and conceptual development of an educational graphical interface for tablet, which facilitates the learning of Japanese ideograms by Brazilian children aged six to eight years old, through imagery and sound content. The aim is to stimulate, in a ludic manner, the assimilation of kanjis using the kawaī japanese aesthetics as a mediator in this language study process, making learning more enjoyable. As the application purpose is to promote the concept of "learn through play", ludic games, ideograms assimilation with images and study the writing of the Japanese language will enrich this concept.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8832
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