Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8848
Título: O uso da sala de aula invertida e das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): The use of the flipped classroom and Information and Communication Technologies in the learning process
Autor(es): Oliveira, Andréia Larissa de
Orientador(es): Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Aprendizagem ativa
Tecnologia da informação
Teaching - Methodology
Active learning
Information technology
Data do documento: 30-Mai-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: OLIVEIRA, Andréia Larissa de. O uso da sala de aula invertida e das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de aprendizagem. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: A sociedade digital deu novos contornos para o processo de ensino-aprendizagem. A maioria dos professores cresceu habituada com seus tutores ensinando-os de maneira tradicional, em que o papel discente era ir à aula, ouvir as explicações docentes e realizar o dever de casa, contando somente com materiais impressos. Os seus alunos, entretanto, nasceram em meio a uma grande revolução tecnológica, impulsionada pelo acesso facilitado à internet, em que a utilização exclusiva de papéis e a aceitação do conteúdo de forma inquestionável têm se tornado inviável. Por este motivo, esta pesquisa objetiva comparar a metodologia de ensino tradicional com a sala de aula invertida, aplicando-as em classe. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo experimental. Foram aplicadas duas aulas da disciplina de Artes em turmas diferentes. Na turma A foi aplicada a metodologia tradicional de aprendizagem, enquanto na turma B fez-se o uso da sala de aula invertida e das tecnologias da informação e comunicação. Também foi analisada a metodologia ativa de aprendizagem, na qual o aprendiz torna-se protagonista no processo educacional. Após a análise de resultados, percebeu-se que, mesmo em curto período de tempo, o uso de novas metodologias se mostrou mais eficaz no processo de ensino- aprendizagem.
Abstract: The digital society gave new shapes to the teaching-learning process. While most teachers grew accustomed with their teachers teaching them adopted by traditional methods of learning, the student's role was to go to classes, listen to the teacher's explanations and to do their homework, using only printed materials, their students wasborn in the midst of a great technology revolution, driven by facilitated access to internet, in which exclusive use of papers and the irrefutably acceptance of the content has became unfeasible. For this reason, the objective of this study was comparing the traditional teaching methodology with the flipped classroom, applying them. Methodologically it was used the bibliographic research and experimental field research at classroom. Two Art classes were apllied in different school groups. In class A was applied the traditional learning methodology. In class B was used the flipped classroom and the information and communication technologies. We also analyzed an active learning methodology in which the learner becomes the protagonist in the educational process. After the result analysis was perceived, despite the short period of time, that the use of new methodologies proved to be most effective in the teaching-learning process.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8848
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_III_2017_03.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.