Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8850
Título: A construção da concepção de avaliação da aprendizagem para um licenciando: uma discussão
Título(s) alternativo(s): The construction of the evaluation conception of learning for a licenciando: a discussion
Autor(es): Delamuta, Beatriz Haas
Orientador(es): Mendes, Marcele Tavares
Palavras-chave: Avaliação educacional
Química - Estudo e ensino
Internet na educação
Education - Evaluation
Chemistry - Study and teaching
Internet in education
Data do documento: 30-Mai-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: DELAMUTA, Beatriz Haas. A construção da concepção de avaliação da aprendizagem para um licenciando: uma discussão. 2017. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo que analisou 31 Planos de Ensino (em especial o tópico: procedimento avaliativo) de um Curso de Licenciatura em Química em uma universidade pública do Paraná. Nessa pesquisa visou-se provocar uma reflexão e discussão a respeito da concepção de avaliação da aprendizagem construída por um aluno de licenciatura a partir das práticas avaliativas vivenciadas enquanto sujeito/estudante avaliado por seus professores. No trabalho, a regulação esteve associada a ações da pesquisadora em analisar sistematicamente os planos de ensino. A construção do trabalho gerou indícios de que, a temática como oportunidade de aprendizagem e prática de investigação é pouca desenvolvida, pois a maioria das disciplinas apenas discutem como ocorrerá os cálculos para a nota final, favorecendo aos sujeitos/estudantes vivenciarem uma avaliação somativa. Também ficou evidenciado a prova escrita como principal instrumento de avaliação. Procurou-se provocar uma reflexão a respeito do quão relevante é a imagem do professor e o desenvolvimento profissional do mesmo para o desenvolvimento da concepção de avaliação da aprendizagem a partir de sua formação inicial de modo especial, a partir de suas experiências nesse contexto e apresentar um instrumento educacional midiático, WebQuest, como instrumento avaliativo que regula o processo educativo.
Abstract: This work presents a qualitative research with an interpretive character that analyzed 31 Teaching Plans (in particular the topic: evaluative procedure) of a Licentiate Course in Chemistry at a public university in Paraná. This research aimed to provoke a reflection about the conception of evaluation constructed by a student of degree from the evaluation practices lived as subject / student evaluated by their teachers. In the work, the regulation was associated to actions of the researcher in observing and analyzing critically all these plans of teaching. The construction of the work generated indications that, even today, this course works very little with the evaluative theme as an opportunity for learning and research practice, since most of the disciplines only discuss how calculations will occur for the final grade, favoring the subjects / students to experience a Summative evaluation. The written test was also evidenced as the main evaluation tool. It was proposed to provoke a reflection on how relevant is the image of the teacher and the professional development of the same for the creation of the conception about evaluation process from the context of this research and present A media educational tool, WebQuest, as an evaluation tool that regulates the educational process.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8850
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_III_2017_05.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.