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Título: O ensino de geografia e as mediações tecnológicas inseridas em livros didáticos selecionados
Título(s) alternativo(s): The teaching of geography and the technological mediations inserted in the select didactics books
Autor(es): Pontes, Bruno Ricardo Lima
Orientador(es): Santos, Maurício Moreira dos
Palavras-chave: Geografia - Estudo e ensino
Tecnologia da informação
Livros didáticos
Geography - Study and teaching
Information technology
Textbooks
Data do documento: 19-Ago-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: PONTES, Bruno Ricardo Lima. O ensino de geografia e as mediações tecnológicas inseridas no livro didático, 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: Quando o ensino tradicional e a metodologia estabelecida como ideal nos livros didáticos começaram a se mostrar insuficientes para o aprendizado nas escolas do ensino fundamental e médio devido aos avanços tecnológicos, houve a necessidade de sua adequação com as transformações ocorridas no meio tecnológico informacional. As mudanças tecnológicas e o acesso aos aparelhos smarts fizeram com que a nova geração de alunos e professores se tornassem dependentes deste novo sistema para ensinar e aprender. É notório que os alunos já não conseguem mais se prender ou compreender o aprendizado se o ensino não lhe trouxer para a sua condição atual enquanto ser social, o induzindo a utilizar de ferramentas tecnológicas e fazendo com que ele seja um participante ativo das atividades escolares, opinando e acrescentando exemplos pesquisados nas mídias onlines e offlines. Também é notório que a maioria dos professores, por sua vez, apesar de já terem essa pré-disponibilidade em trabalhar com a inserção das novas tecnologias, enfrentam um dilema ainda maior quanto as infraestruturas escolares e o conteúdo voltado para esse novo método nos livros didáticos. Em todos os casos, tanto da adaptação dos livros, dos alunos quanto dos professores, as dificuldades são desafiadoras. Em relação aos conteúdos, os livros ainda necessitam de adaptações quanto a inserção e propostas de conteúdo multimídias, filmes, links e pesquisas. Já os alunos, inseridos na era dos aparelhos smarts, definitivamente preferem e despertam mais interesse quando o ensino os inclui nesse meio tecnológico e os ensinam a utilizar-se das mídias onlines e offlines para acrescentar conteúdo e aprendizado. E, por fim, os professores sucumbe a missão de driblar a deficiência do conteúdo apresentado nos livros, a falta de infraestrutura para contemplar todos os alunos e ainda a falta de preparo próprio, muitas das vezes, de saber lidar com esse novo método tecnológico de ensino. Mediante essas questões e as diversas deficiências apresentadas nos livros de Geografia do sistema de ensino público, coube analisar neste trabalho as propostas de conteúdo de três livros didáticos distribuídos esse ano nas escolas, pode se observar que o livro didático ferramenta metodológica tradicional vem se inovando ao apresentar atividades que se utilizam de tecnologia da informação e comunicação como método de ensino inovador tanto aos alunos quanto ao docentes, alguns matérias apresentam essa característica ainda timidamente, dentre os livros analisados um teve destaque por apresentar inúmeras atividades que se utilizam das TICs.
Abstract: When traditional teaching and methodology established as ideal our textbooks began to be isolated for the learning in primary and secondary schools in case of technological advances, it was necessary to adapt them as transformations in the technological informational market. Technological changes and access to devices are similar to a new generation of students and teachers becoming dependent on this new system for teaching and learning. It is well known that students are no longer able to learn or learn if teaching does not bring them to their present condition as a social being, inducing a tool of technological tools and making them an active participant in school activities, reviewing and adding the ones searched in online and offline media. Moreover, it is not what is most important for our teachers; in turn, although they already have this readiness to work with an insertion of the new technologies, they face an even greater dilemma as school infrastructures and Content aimed at this new method our textbooks. In all cases, both the adaptation of books, students and teachers, as difficulties are challenging. The contents of the books still need adaptations for an insertion and proposals of multimedia contents, films, links and researches. Students in the age of intelligent devices definitely prefer and arouse more interest when teaching the environment in the technological environment and teach them the use of online and offline media to add content and learning. And finally, teachers succumb to the mission of circumventing the deficiency of content, investments, lack of infrastructure to contemplate all students and also the lack of preparation, often of knowing how to deal with this new technological method of teaching. Through these publications of several publications of public education systems, it was necessary to analyze in the work as content proposals of three textbooks distributed this year in schools. It can be seen how a traditional methodological textbook-tool has been innovating to present activities that use information technology and communication as a method of innovative teaching both to the students and to the teacher, some subjects that were still published timidly, among the Books analyzed one had been featured for presenting numerous activities that use of the TICs.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8875
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