Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8878
Título: A mediação com tecnologias na educação infantil: algumas possibilidades
Título(s) alternativo(s): The mediation with technologies in nursery school: some possibilities
Autor(es): Almeida, Jacqueline Daniele França de
Orientador(es): Dutra, Alessandra
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Ensino - Meios auxiliares
Educação infantil
Information technology
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 30-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: ALMEIDA, Jacqueline Daniele França de. A mediação com tecnologias na educação infantil: algumas possibilidades. 2017. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: Atualmente, as tecnologias digitais estão presentes no contexto escolar e é de fundamental importância que escolas e professores estejam preparados para explorar esses recursos como potencializadores do interesse das crianças, da sua atenção, curiosidade, vontade de participar, de interagir e de se apropriar da informação para transformá-la em conhecimento. Nesse sentido, A mediação com tecnologias é o tema desse projeto e delimitamos o estudo no primeiro nível da Educação Básica. Traçamos como objetivo geral refletir sobre as possibilidades de mediação com tecnologias na Educação Infantil e para materializar esse projeto definimos como objetivos específicos: elencar ferramentas e interfaces tecnológicas a serem utilizadas no contexto da Educação Infantil; sugerir ferramentas e interfaces tecnológicas para o uso na Educação Infantil; indicar as contribuições da mediação com Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Infantil para o desenvolvimento de competências e habilidades. Delimitamos o problema da pesquisa em: quais as possibilidades de mediação com tecnologias na Educação Infantil? Essa pesquisa é de relevância social pois tem o intuito de trazer respostas para esse questionamento, o que pode contribuir para a ação docente nesse nível de ensino. Definimos para investigação a pesquisa descritiva bibliográfica a partir de uma vertente crítico dialética. Com base nesse estudo concluímos que a mediação com tecnologias na Educação Infantil deve ser um recurso privilegiado nessa etapa, visto que, articulada com os objetivos educacionais contribui significativamente para a aquisição e o desenvolvimento de competências e habilidades.
Abstract: Currently, digital technologies are present in the school context and it is of fundamental importance that schools and teachers are prepared to exploit these resources as enhancers of children's interest, their attention, curiosity, willingness to participate, interact and appropriate information To transform it into knowledge. In this sense, mediation with technologies is the theme of this project and we delimit the study in the first level of Basic Education. We have as a general objective to reflect on the possibilities of mediation with technologies in Early Childhood Education and to materialize this project we define as specific objectives: to list tools and technological interfaces to be used in the context of Early Childhood Education; To suggest technological tools and interfaces for use in Early Childhood Education; Indicate the contributions of mediation with Information and Communication Technologies in Early Childhood Education for the development of skills and abilities. We delimit the research problem in: what are the possibilities of mediation with technologies in Early Childhood Education? This research is of social relevance because it aims to bring answers to this questioning, which may contribute to the teaching action at this level of education. We define for research the descriptive bibliographical research from a critical dialectic. Based on this study, we concluded that mediation with technologies in Early Childhood Education should be a privileged resource at this stage, since, in conjunction with educational objectives, it contributes significantly to the acquisition and development of skills and abilities.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8878
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_III_2017_13.pdf980,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.