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Título: Avaliação da gestão do estágio supervisionado: um estudo de caso do curso de licenciatura em Química da UTFPR – Câmpus Pato Branco
Autor(es): Ferrari, Francyne
Orientador(es): Zorel Junior, Henrique Emilio
Palavras-chave: Estudo dirigido
Química - Estudo e ensino (Estágio)
Prática de ensino
Professores - Formação
Supervised study
Chemistry - Study and teaching (Internship)
Student teaching
Teachers, Training of
Data do documento: 17-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: FERRARI, Francyne. Avaliação da gestão do estágio supervisionado: um estudo de caso do curso de licenciatura em Química da UTFPR – Câmpus Pato Branco. 2013. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: A universidade tem um papel importante na vida acadêmica na sociedade, preparando os acadêmicos ou os cidadãos para o mercado de trabalho por intermédio de embasamentos teóricos e práticos. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, pelo Curso de Bacharelado e Licenciatura de Química, forma licenciados em química. Para isso, é necessária a realização de estágio supervisionado a partir da metade do curso, o que contribui para a formação do futuro professor, de acordo com o que preconizam a legislação pertinente e o Regulamento Didático-pedagógico do Curso e as normas e critérios estabelecidos em regulamento próprio. Quando um colégio aceita estagiários, deveria existir constante comunicação e diálogos entre universidade e o colégio, durante o período de estágio do licenciando, sobre o que está sendo realizado, para que essa experiência seja mais bem aproveitada pelo acadêmico e por que não, pelo próprio colégio com novas práticas. Embora seja imprescindível a comunicação entre a universidade e o colégio, muitas vezes isto não tem ocorrido, surgindo, então, dificuldades que desmotivam os estagiários por se tratar de questões que poderiam ser resolvidas se a estrutura do estágio fosse mais bem elaborada e planejada entre as partes. O presente estudo foi realizado em alguns colégios estaduais concedentes de estágio de Pato Branco e na UTFPR. Foram aplicados questionários à equipe pedagógica e aos professores supervisores dos colégios, e a alguns acadêmicos do Curso de Licenciatura em Química do Câmpus Pato Branco da UTFPR. O texto apresenta os dados sobre o “modus operandi”, na visão desses atores.
Abstract: The university has an important role in academic life in society, academics and preparing citizens for the labor market by means of theoretical bases and practical. The Federal Technological University of Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco, and the B.Sc. degree in Chemistry, so graduates with chemistry. For this it is necessary to perform supervised by the middle of the course, which contributes to the training of future teachers, according to advocating relevant legislation and Regulation Didactic-Pedagogical Course and the standards and criteria established in regulation. When a college accepts interns, there should be constant communication and dialogue between the university and the college, during the licensing stage, about what is being done, so that this experience is utilized better by academic and why not, by the college itself with new practices. While it is essential to communication between the university and the college, often this has occurred, appearing then difficulties that discourage trainees by dealing with issues that could be resolved if the structure of the stage was more elaborate and planned between the parties . The present study was carried out in some state colleges grantors stage Pato Branco and UTFPR. Questionnaires were applied to the teaching staff and supervising teachers of colleges, and some scholars Degree in Chemistry Campus Pato Branco UTFPR. The paper presents data on the "modus operandi" in the view of these actors.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/888
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