Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/891
Título: Experimentos em sala de aula para o ensino de química no ensino médio: motivação para o aprendizado das ciências
Autor(es): Cogo, Priscila Morgana
Orientador(es): Ferri, Elídia Aparecida Vetter
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Aprendizagem experimental
Chemistry - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Experiential learning
Data do documento: 15-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: COGO, Priscila Morgana. Experimentos em sala de aula para o ensino de química no ensino médio: motivação para o aprendizado das ciências. 2013. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: A química está presente na nossa vida, nos alimentos, no nosso corpo. Para poder entender a química os alunos precisam associá-la as transformações e acontecimentos ao seu redor, de maneira que possa solucionar e criticar problemas decorrentes no cotidiano. A química não se restringe apenas à teoria, mas para que o processo de ensino e aprendizagem seja mais efetivo, é necessária a realização de experimentos para poder facilitar a sua compreensão, e nesse sentido teoria e prática precisam ter um efeito sinérgico. Muitas escolas possuem dificuldades na realização de aulas experimentais, pois não possuem laboratórios adequados. Este trabalho propõe a realização de experimentos simples e demonstrativos feitos em sala de aula com materiais de baixo custo encontrados no dia-a-dia, auxiliando na compreensão da teoria. Inicialmente foi aplicado um questionário antes e outro semelhante após a aplicação do projeto, de modo a fazer a análise quanto ao aproveitamento e interesse dos alunos. Por intermédio das análises dos questionários, dos comentários e participação dos alunos no projeto, percebe-se que a atividade experimental na disciplina de química é necessária, pois a compreensão da teoria é mais fácil e o aluno compreendendo o que o professor explica sente-se motivado a aprender.
Abstract: Chemical is present in our lives, in food, in our body. In order to understand the chemistry students need to associate it transforms and events around you, so that you can solve problems and criticize arising in everyday life. The chemistry is not restricted to the theory, but that the process of teaching and learning is more effective, it is necessary to carry out experiments in order to facilitate understanding, and in this sense the theory and practice need to have a synergistic effect. Many schools have difficulties in conducting experimental classes, because they have no suitable laboratories. This work proposes simple experiments and statements made in the classroom with low-cost materials encountered in everyday life, assisting in understanding the theory. Initially a questionnaire was administered before and after applying a similar project in order to make the analysis as to the use and interest of students. Through the analysis of the questionnaires, comments and students' participation in the project, it is clear that the experimental activity in the discipline of chemistry is necessary, because the understanding of the theory is easier and the student understands what the teacher explains feels motivated to learn.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/891
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2012_2_10.PDF1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.