Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8918
Título: Geometria espacial via resolução de problemas
Autor(es): Martens, Loreane Katler
Orientador(es): Araújo, Angelita Minetto
Palavras-chave: Geometria - Problemas, questões, exercícios
Geometria sólida
Ensino - Metodologia
Geometry - Problems, exercises,etc
Geometry, Solid
Teaching - Methodology
Data do documento: 28-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: MARTENS, Loreana Katler. Geometria espacial via resolução de problemas. 2016. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo propor problemas que instiguem no aluno, do ensino médio, por meio da Resolução de Problemas, o interesse pela Geometria Espacial, fazendo-o perceber que esse ramo da Matemática vai muito além da sala de aula e não se reduz a aplicação de fórmulas. Para destacar o valor da Geometria Espacial são apresentados alguns problemas do cotidiano que envolvem os conceitos de área e volume. Fundamentado numa abordagem de pesquisa qualitativa, o trabalho é pautado na pesquisa bibliográfica. Para abordar as questões que nos propomos, são apresentadas algumas pesquisas sobre a metodologia da Resolução de Problemas; pesquisas de autores que defendem como deve ser o ensino de geometria e algumas questões retiradas de livros de Matemática e das provas do ENEM sobre medidas de volume e de superfície pautadas em situações reais.
Abstract: This thesis aims to instigate the Ensino Médio (Brazilian High School) student, through problem solving, the interest for spatial geometry. It makes the student to notice that this math segment goes beyond the classroom and it is not simply formula calculation. The evidence is presented in some daily problems, which involve spatial geometry concepts such as area and volume. This work is founded on qualitative research approach and guided by bibliography research. In order to approach such question some methodologies of problem solving are presented, research made by authors who advocate for how geometry teaching should happen; and some questions extracted from math books and from the ENEM (National High School Examination) about volume and surface calculation guided in real situations.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8918
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMAT_2016_1_04.pdf534,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.