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Título: Análise da junta soldada na união da estrutura do veículo Baja SAE
Título(s) alternativo(s): Welded join union analysis of Baja SAE vehicle structure
Autor(es): Javara, Victor Henrique
Orientador(es): Holzmann, Henrique Ajuz
Palavras-chave: Soldagem
Automóveis - Projetos e construção
Testes não-destrutivos
Welding
Automobiles - Design and construction
Non-destructive testing
Data do documento: 27-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Referência: JAVARA, Victor Henrique. Análise da junta soldada na união da estrutura do veículo Baja SAE. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2017.
Resumo: O campeonato Baja SAE está em crescente visibilidade mundial, com isso a importância das modificações e aprimoramentos torna-se crucial para diferenciar-se. Diversos estudos são realizados em torno do veículo Baja SAE, desses destacam-se estudos de melhorias de projeto, estudos de projeto em si e estudos que comprovam a segurança e qualidade do projeto. A gaiola do veículo Baja é de estrita importância para a segurança do piloto em casos de choques mecânicos do veículo durante as competições. Para a sua fabricação é utilizado o processo de soldagem na união dos tubos, este ocasiona a perda local das propriedades mecânicas do material, fenômeno denominado de Zona Termicamente Afetada (ZTA), tornando de grande importância as análises mecânicas exercidas sobre esta. Visando comprovar a qualidade da fabricação da gaiola, este trabalho tem como objeto de estudo corpos de prova simulando pontos de união da gaiola a serem verificados através de ensaios mecânicos destrutivos e não destrutivos.
Abstract: The Baja SAE championship is growing day by day all over the world, thus, studies are necessary for modification and upgrading as a differential at engineering. Several improvement studies about Baja SAE vehicle are performed for example studies about design, design improvements and studies that prove safety and quality of the project. The roll cage is extremely important for the safety of the pilot in case of mechanical shocks during competitions. It is used a welding process at the tube joints for the cage manufacturing. This process causes damage of mechanical properties of the material, this phenomenon is called Heat Affected Zone (HAZ). Trying to prove the roll cage manufacturing quality, this term paper has as study object proof bodies for simulation of roll cage joints to be checked through destructive and nondestructive mechanical testing.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8919
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