Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8925
Título: Análise do uso de equipamento de proteção individual por trabalhadores em empresas da região de Curitiba e São José dos Pinhais
Título(s) alternativo(s): Analysys of the use of personal protective equipment by workers in companies of Curitiba and São José dos Pinhais
Autor(es): Zwolinski, Bárbara Wolff
Orientador(es): Catai, Rodrigo Eduardo
Palavras-chave: Acidentes de trabalho
Segurança do trabalho
Higiene do trabalho
Acidentes - Prevenção
Industrial accidents
Industrial safety
Industrial hygiene
Accidents - Prevention
Data do documento: 19-Abr-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: ZWOLINSKI, Bárbara Wolff. Análise do uso de equipamento de proteção individual por trabalhadores em empresas da região de Curitiba e São José dos Pinhais. 2017. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O uso de Equipamentos de Proteção Individual é uma estratégia de ação preventiva fundamental, sendo indispensável para a segurança do trabalhador. O objetivo deste trabalho foi analisar quais são os principais motivos que leva os funcionários a não utilizarem EPIs. Foi aplicado um questionário abordando temas como: uso de EPI e acidente de trabalho a empresas de diferentes ramos de atividade. A partir das entrevistas foram elaborados gráficos comparativos e extraídos dados estatísticos. Concluiu-se que não é por negligência que os trabalhadores não utilizam EPIs, mas sim que há uma grande falha na organização da gestão da Segurança do Trabalho nas empresas participantes.
Abstract: The use of Personal Protective Equipment is a fundamental preventive action strategy, being indispensable for worker safety. The objective of this study was to analyze the main reasons why employees do not use PPE. A questionnaire was applied addressing topics such as use of PPE and work accident to companies from different fields of activity. From the interviews, comparative graphs and statistical data were elaborated. It was concluded that it is not by negligence that workers do not use PPE, but rather that there is a great failure in the organization of the management of the Work Safety in the participating companies.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8925
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXIII_2017_03.pdf637,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.