Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/893
Título: Análise de esforços de vento em estruturas de barras utilizando o método dos volumes finitos
Autor(es): Toassi, Tobias Luiz Marchioro
Orientador(es): Carrazedo, Rogério
Palavras-chave: Dinâmica dos fluidos
Métodos de simulação
Fluidodinâmica computacional
Fluid dynamics
Simulation methods
Computational fluid dynamics
Data do documento: 5-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: TOASSI, Tobias Luiz Marchioro. Análise de esforços de vento em estruturas de barras utilizando o método dos volumes finitos. 2013. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: Este trabalho apresenta uma metodologia de análise para obtenção dos esforços devidos ao vento por meio de uma simulação numérica transiente de escoamento de fluido em diferentes números de Reynolds, utilizando o recurso da fluidodinâmica computacional. Foi realizada a validação do presente estudo fazendo-se uma comparação entre estudos presentes na literatura que tratam sobre escoamento de fluidos em regimes turbulentos e com os resultados obtidos no software de simulação numérica AnSYS™. Com o presente estudo validado, fez-se a simulação do escoamento de vento sobre uma seção de um perfil metálico, obtendo-se resultados como coeficientes de sustentação e arrasto em função do tempo e em função do número de Reynolds, podendo assim estabelecer uma comparação com os valores de coeficiente de força presentes na NBR 6123/1988.
Abstract: This monograph presents a methodology to obtain the forces due to wind by a transient numerical simulation of fluid flow at different Reynolds numbers, employing computational fluid dynamics. The present study was validated by comparing among studies presented in literature about fluid flow in turbulent regimes and the results of the numerical simulation, in which software ANSYS™ has been used. Once validated, it was simulated the wind flow over a section of a metal profile, obtaining the lift and drag coefficients as a function of time and the Reynolds number, and it can therefore establish a comparison with the force coefficient present in NBR 6123/1988.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/893
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COECI_2012_2_13.pdf4,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.