Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8994
Título: Percepções de estudantes do Ensino Médio sobre Ciência e Tecnologia e suas relações com a divulgação científica e tecnológica
Título(s) alternativo(s): Perceptions of high school students on Science and Technology and a relationship with scientific and technological dissemination
Autor(es): Mancia, Letícia Beraldi
Orientador(es): Alves, João Amadeus Pereira
Palavras-chave: Tecnologia
Ciência
Estudantes do ensino médio
Fenomenologia
Technology
Science
High school students
Phenomenology
Data do documento: 29-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: MANCIA, Letícia Beraldi. Percepções de estudantes do Ensino Médio sobre Ciência e Tecnologia e suas relações com a divulgação científica e tecnológica. 2016. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Este estudo teve como base as pesquisas anteriores sobre a Percepção Pública da Ciência e Tecnologia realizadas pelo Ministério da Educação, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Porém, neste Trabalho de Conclusão de Curso realizouse a identificação e análise das percepções sobre Ciência e Tecnologia (C&T) de estudantes de Ensino Médio, com idades entre 15 e 18 anos, oriundos de três escolas estaduais do Paraná. A coleta dos dados ocorreu por meio de um questionário semiestruturado contendo 12 questões, nas quais diversos aspectos do tema Ciência e Tecnologia foram abordados: grau de interesse dos estudantes em assuntos relacionados à C&T; principais meios de divulgação científica e tecnológica utilizado pelos estudantes na busca de informações; influência da C&T na sociedade: malefícios e benefícios do desenvolvimento científico e tecnológico; formas que os meios de divulgação influenciam a percepção de C&T dos estudantes; a utilização das mídias sociais na divulgação da Ciência e Tecnologia. As metodologias adotadas para a análise dos dados foram: estatística descritiva para análise quantitativa e a abordagem fenomenológica dos tipos ideográfica e nomotética para a análise qualitativa. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos participantes da pesquisa apresentam reflexões rasas sobre C&T, demonstrando a necessidade de ações de divulgação científica em ambiente escolar.
Abstract: This study was based on previous research on the Public Understanding of Science and Technology by the Ministry of Education, Technology, Innovation and Communications (MCTIC). However, this study realized the identification and analysis of the perceptions about Science and Technology (S&T) of high school students, aged between 15 and 18 years old, enrolled from three publics state schools at Paraná. Data gathering was performed out through a semi-structured survey containing 12 questions, in which several aspects of the theme Science and Technology were addressed: degree of student interest in subjects related to S&T; Main means of scientific and technological dissemination used by students in the search for information; S&T influence on society: harms and benefits of scientific and technological development; Ways that the means of dissemination influence students' perception of S&T; The use of social media in the dissemination of Science and Technology. The methodologies adopted for the data analysis were: descriptive statistics for quantitative analysis and the phenomenological approach of the ideographic and nomothetic types for the qualitative analysis. The results revealed that most of the students participating in the research present shallow reflections on S&T, demonstrating the need for scientific dissemination actions in a school environment.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8994
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2016_2_2.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.