Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8998
Título: Trabalhando matemática nas aulas de química: desenvolvimento de atividades de modelagem matemática
Título(s) alternativo(s): Working mathematics in chemistry classes: development of mathematical modeling activities
Autor(es): Silva, Lunaína Maria de Novaes e
Orientador(es): Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Palavras-chave: Modelos matemáticos
Química - Estudo e ensino
Livros didáticos - Análise
Educação - Programas de atividades
Mathematical models
Chemistry - Study and teaching
Textbooks - Analysis
Activity programs in education
Data do documento: 12-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: SILVA, Lunaína Maria de Novaes e. Trabalhando matemática nas aulas de química: desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. 2017. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017
Resumo: Esta pesquisa aborda a utilização da matemática nas aulas de química, utilizando-se de atividade de modelagem matemática para trabalhar os assuntos referentes à química de forma inovadora, corroborando para um trabalho conjunto entre as matérias, com a intenção de atrair a atenção dos alunos perante a disciplina e demonstrando que as duas matérias não se diferem tanto, conforme muitos pensam. Para se estabelecer a discussão, foram utilizados experimentos para enfatizar o uso da matemática nas aulas de química, para tornar a exposição do assunto mais clara e perceptível para as pessoas perceberem como o uso de modelagem matemática pode permitir um ensino de maneira mais dinâmica e esclarecedora. Para se estabelecer a discussão, foram utilizados exemplos de exercícios estabelecidos em livros didáticos, com experimentos e atividades, para demonstrar da melhor maneira como funcionam os processos. Com a seguinte proposta, pretende-se que a pesquisa possa colaborar com os diferentes profissionais da área, mas especificamente, com os professores de matemática e química, que podem aprender a trabalhar modelagem matemática e juntar suas práticas, a fim de trazer um novo sentido às aulas e uma nova percepção da matéria por parte dos alunos.
Abstract: This research is about the use of math in chemistry classes, using math modeling activity to work with the chemistry subjects by an innovative way, being possible to create a collaborative work with both subjects and then attract the attention of the students, showing that there is no much difference between both subjects as many people think. To set up the discussion, experiments have been developed to emphasize the use of math in the chemistry classes, turning the subject explanation more clear and visible for people to see how the use of math modeling can allow a dynamic and clear teaching. In order to build up the discussion, textbooks exercises examples were used with experiments and activities to show how the process works by the best possible way. So, with this proposal, the research intend to collaborate with the many professional of the area, more specifically with the chemistry and math teachers who can learn how to work using de math modeling and work together, in order to bring a new meaning for the classes and a new subject perception by the students.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8998
Aparece nas coleções:LD - Especialização em Educação Matemática e Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_EMAT_I_2017_08.pdf
  Disponível a partir de 2019-09-13
1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.