Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9010
Título: Estudo computacional de um escoamento laminar com giro: referência e teste de validação
Autor(es): Krepcki, Bruno Vinicius Likes
Orientador(es): Silva, Raquel da Cunha Ribeiro da
Palavras-chave: Fluxo laminar
Dinâmica dos fluidos
Fluidodinâmica computacional
Laminar flow
Fluid dynamics
Computational fluid dynamics
Data do documento: 1-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Referência: KREPCKI, Bruno Vinicius Likes. Estudo computacional de um escoamento laminar com giro: referência e teste de validação. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2016.
Resumo: Escoamentos com giro são de ocorrência comum tanto na natureza quanto nos equipamentos de engenharia e são usualmente utilizados em motores de turbinas a gás, fornos, queimadores e ciclones. Ciclones se utilizam do escoamento com giro para, por exemplo, separar partículas sólidas de uma corrente de ar. Um processo de separação de óleo e água pode ser acelerado com a utilização de um ciclone. Separadores de óleo-água, gás-óleo e gás-óleo-água são necessários em processos industriais e são de fundamental importância na produção de petróleo, principalmente em campos marítimos. Um simples dispositivo de segregação de fase que tem como vantagem a geometria do tubo na qual pode ser instalado diretamente é o hidrociclone axial. O presente trabalho tem como objetivo melhor compreender o comportamento dos campos de escoamento, como também o fator de atrito em um escoamento monofásico com giro em diferentes números de Reynolds entre 800 e 1800. Finalmente validar o estudo através de métodos numéricos utilizando o pacote de mecânica dos fluídos computacional PHOENICS®.
Abstract: Swirling flows are common occurrence in Nature and engineering equipment. They are frequently used in gas turbines, kilns, burners and cyclones. For instance, cyclonic devices take advantage of swirling flow for separating solid particles from a gaseous stream. Oil-water separation can be improved by using a cyclone. Oil-water, gas-oil and gas-oil-water separators are a fundamental requirement in many industrial process such as the offshore petroleum production. A simple phase segregation device based on the generation of swirling flow which can be directly installed in a pipeline is the axial hydrocyclone. The present work is aimed at better understanding the flow, as well as the friction factor in a single-phase flow with rotating at different Reynolds numbers between 800 and 1800. And also validate the study by numerical methods using the mechanical package of PHOENICS® computational fluids.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9010
Aparece nas coleções:GP - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GP_COEME_2016_2_02.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.