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Título: Questões de uma olimpíada de matemática: um recurso para a sala de aula
Título(s) alternativo(s): Mathematical olympiad issues: a resource for the classroom
Autor(es): Vanzeli, Geislaine Espósito Pina
Orientador(es): Mendes, Marcele Tavares
Palavras-chave: Avaliação educacional
Matemática - Competições
Geometria
Education - Evaluation
Mathematics - Competitions
Geometry
Data do documento: 30-Abr-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: VANZELI, Geislaine Espósito Pina. Questões de uma olimpíada de matemática: um recurso para a sala de aula. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo comparar os conteúdos contemplados em uma prova da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), referente ao 6º e 7º ano, pertinente a 2015 e 2016, com os conteúdos indicados pelo currículo de ensino do Paraná. Essa comparação buscará apreciar se os itens da OBMEP são exercícios tipo ou rotineiros de materiais didáticos. Iniciou-se com histórico da OBMEP, passou para uma breve discussão da diferença entre avaliação da aprendizagem e avaliação externa, buscando visar qual o papel da avaliação na dinâmica da escola e do processo de avaliação escolar do aluno. Foi analisada a Geometria no contexto do currículo, em seguida discutidas algumas possibilidades de condução de aula com algumas questões da OBMEP, identificando quais são os conteúdos e comandos mais exigidos na prova externa, para sanar dúvidas de compreensão no momento da resolução de problemas.
Abstract: The objective of this study is to compare the contents of a test of the first phase of the Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools (OBMEP), conducted by the National Institute of Pure and Applied Mathematics (IMPA), referring to the 6th and 7th grade, pertinent to the years 2015 and 2016, with the contents indicated by the teaching curriculum of Paraná. This comparison will examine whether the OBMEP items are type of exercises or routines of teaching materials. We begin with a history of OBMEP, moving on to a brief discussion of the difference between learning assessment and external evaluation, aiming to ascertain the role evaluation in the school dynamics and the student evaluation process, then we analyze the geometry in the context of the curriculum, and discuss some possibilities of conducting a class with some questions of OBMEP, finally we identify what are the contents and commands that were required in the external test, to solve doubts of understanding when solving problems.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9029
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