Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9032
Título: Por uma “intradisciplinaridade” em matemática: estabelecendo conexões entre conceitos de matemática a partir de questões contextualizadas do Enem
Título(s) alternativo(s): For an “Intradisciplinarity” in mathematics: establishing conections between mathematical concepts from contextualized Enem questions
Autor(es): Carvalho, Maiara Cristina de
Orientador(es): Vertuan, Rodolfo Eduardo
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Avaliação educacional
Ensino médio
Mathematics - Study and teaching
Education - Evaluation
Data do documento: 12-Jul-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: CARVALHO, Maiara Cristina de. Por uma “Intradisciplinaridade” em matemática: estabelecendo conexões entre conceitos de matemática a partir de questões contextualizadas do Enem. 2017. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: O presente trabalho contempla uma análise acerca das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do eixo de conhecimento “Matemática e suas Tecnologias”. Tem como objetivo principal discutir de que modo diferentes conteúdos matemáticos podem se relacionar a partir de questões contextualizadas de matemática do ENEM. A essa relação interna à matemática chamamos, no trabalho, de “intradisciplinaridade”. Realiza-se uma reflexão acerca de como as questões de matemática do ENEM podem exercer influência e/ou contribuir para o ensino da matemática quando aliada à resolução de problemas. Para isso, apresenta-se neste texto aspectos da contextualização e da descontextualização no ensino de Matemática, atentando para a questão da interpretação de enunciados, tópico que muitos professores apontam como sendo dificuldades para os alunos. Na sequência, discute-se o ENEM e sugere-se, apesar das críticas às avaliações externas, o uso de questões já aplicadas em edições anteriores da prova, no contexto escolar. Finalmente, apresenta-se possibilidades de como fazer isso.
Abstract: The present work contemplates an analysis of questions from the Brazilian High School National Exam (ENEM) on the knowledge axis Mathematics and its Technologies. The main objective is to discuss on what way different contents can be related from the contextualized mathematical questions on the ENEM. We call this internal mathematical relation, in the work of "intradisciplinarity". It is done a reflection on how mathematical questions on the ENEM can contribute and exert influence for the teaching of mathematics when allied with problem solving in the teaching of mathematics in the classroom. In order to do so, we present in this text aspects of contextualization and decontextualization in the teaching of Mathematics, paying attention to the question of the interpretation of statements, a topic that many teachers point out as being of difficulties for the students. Next, the ENEM is discussed and, despite the critics of the external evaluations, it is suggested to use questions already applied in previous editions of the test, in the school context. Finally, presents possibilities for how to do this.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9032
Aparece nas coleções:LD - Especialização em Educação Matemática e Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_EMAT_I_2017_09.pdf825,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.