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Título: O livro didático de física está sendo utilizado? Sim? Não? Por quê?: o que dizem os estudantes das escolas públicas do município de Almirante Tamandaré
Título(s) alternativo(s): Are the physics textbooks being used? Yes? No? Why?: what are the students from a public school from the county of Almirante Tamandaré saying
Autor(es): Kloster, Karina vaz
Orientador(es): Leite, Álvaro Emílio
Palavras-chave: Livros didáticos
Física - Estudo e ensino
Escolas públicas
Escolas públicas - Almirante Tamandaré (Paraná)
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Física
Textbooks
Physics - Study and teaching
Public schools - Almirante Tamandaré (Paraná)
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Physics
Data do documento: 28-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: KLOSTER, Karina Vaz. O livro didático de física está sendo utilizado? Sim? Não? Por quê?: o que dizem os estudantes das escolas públicas do município de Almirante Tamandaré. 2016. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Investiga aspectos relacionados ao uso do livro didático de Física por estudantes de terceiros anos do Ensino Médio, matriculados nas escolas públicas estaduais do município de Almirante Tamandaré - Paraná. Valendo-se das categorias estabelecidas por Choppin (2004) (funções referencial, instrumental, ideológica ou cultural e documental para o uso do livro didático) busca, a partir da visão dos estudantes, entender aspectos relacionados ao papel que o livro didático de Física desempenha em suas atividades escolares. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, a partir das quais se procedeu a categorização das respostas. O questionário foi aplicado presencialmente pela pesquisadora em 253 estudantes dos períodos matutino e noturno de 11 escolas. Entre os resultados encontrados foi possível destacar que o livro didático de Física não está presente no cotidiano da maioria dos estudantes participantes da pesquisa. Por outro lado, quando o livro é utilizado, atribui-se a ele majoritariamente a função instrumental, sendo sua utilização restrita a realização de atividades e resolução de exercícios. Outro resultado evidenciado foi que a maioria dos estudantes prefere utilizar a internet como recurso para esclarecer dúvidas, indicando a necessidade de ampliar as investigações que permitam melhor entender este resultado e que subsidiem decisões para potencializar o alto investimento de dinheiro público empregado na aquisição e distribuição do livro didático de Física. Por fim, foi verificado que muitos estudantes não receberam o livro didático das escolas que frequentam, não sendo possível identificar claramente os motivos que fez com que isso acontecesse. Indica-se assim, como possível linha para continuidade da investigação, uma pesquisa que tome como sujeitos os professores e/ou os administradores escolares (diretores e coordenadores pedagógicos), na expectativa de compreender os motivos que levam os estudantes a não terem o livro didático conforme estabelece o PNLD.
Abstract: This work investigates the aspects related to the use of Physics textbooks by students enrolled on public schools from the county of Almirante Tamandaré- Paraná, on their final high school years. This study is based on the categories stablished by Choppin (2004) (referential functions, instrumental, ideological or cultural and documental for the use of textbooks) and its goal, starting from a student’s point of view, is to understand the aspects of the role of Physics textbooks in the classroom. As a research instrument, it was used a questionnaire with opened and closed questions, and, with those answers, a categorization was created. The questionnaire was applied in person by the researcher in 253 students from morning and evening periods from 11 schools. In the answers it is possible to highlight the fact that the Physics textbook is not present on most student’s daily life (students that contributed to the research). On the other hand, when the textbook is used, it has mostly an instrumental function, restricted to problem solving activities. Another noted result is that most of the students would rather use the internet as a source to answer their doubts, pointing to a need to enlarge the research on the topic which would make the understanding of this result clearer, and build a basis to potentiate the high public money investment on the acquisition and distribution of Physics textbooks. Furthermore, it was verified that many students did not receive the textbook on the schools they go to, with no recognizable reason. Due to this fact, a new topic for investigation is necessary: a research with object the professors and/or school administrators in order to understand the reasons why the students do not have access to textbooks, as stablished on the PNLD (National program of Textbooks).
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9047
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