Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9049
Título: Aplicação de jogos matemáticos como recurso didático no ensino médio
Autor(es): Mendonça, Rafaela
Orientador(es): Barbeta, Claudia de Faria
Palavras-chave: Jogos no ensino de matemática
Ensino - Metodologia
Didática (Ensino médio)
Games in mathematics education
Teaching - Methodology
Data do documento: 30-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: MENDONÇA, Rafaela. Aplicação de jogos matemáticos como recurso didático no ensino médio. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: O presente trabalho foi elaborado com base em estudos teóricos referente à utilização do jogo com apoio de ferramentas tecnológicas como metodologia no ensino da matemática no ensino médio. Primeiramente analisou-se o termo jogo e os tipos de jogos existentes, e a importância deste recurso metodológico nas aulas de matemática. Em seguida foi produzido um referencial teórico para a elaboração de um plano de aula com a utilização de jogos, e suas possíveis aplicações. Por fim efetivou a aplicação da aula planejada com uma pesquisa de campo com os alunos do Ensino Médio a fim de verificar as defasagens na área de matemática e as possibilidades de intervenções pedagógicas, e como tais influências colaboram para o melhor aprendizado dos conceitos matemáticos na ocorrência de jogo.
Abstract: The present work was elaborated based on theoretical studies regarding the use of the game with the support of technological tools as methodology in the teaching of mathematics in high school. Firstly, we analyzed the term game and the types of games existing, and the importance of this methodological resource in mathematics classes. Next, a theoretical framework was developed for the elaboration of a lesson plan with the use of games, and their possible applications. Finally, we applied the planned class with a field research with the students of High School in order to verify the lags in the area of mathematics and the possibilities of pedagogical interventions, and how these influences collaborate to the best learning of the mathematical concepts in the occurrence of the game.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9049
Aparece nas coleções:LD - Especialização em Educação Matemática e Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_EMAT_I_2017_11.pdf987,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.