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Título: Coleção de estampas Kaingang da marca Curiô
Título(s) alternativo(s): Collection of Kaingang patterns for the brand Curiô
Autor(es): Gnoatto, Luciana Sabrina
Lima, Thais Dyck dos Santos
Orientador(es): França, Maureen Schaefer
Palavras-chave: Designers
Tecidos - Estampa
Tecidos - Estampagem
Índios Kaingang
Moda
Patrimônio cultural
Designers
Textile design
Textile printing
Kaingang Indians
Fashion
Cultural property
Data do documento: 22-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: GNOATTO, Luciana Sabrina; LIMA, Thais Dyck dos Santos. Coleção de estampas Kaingang da marca Curiô. 2015. 150 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O objetivo deste trabalho diz respeito ao design de estamparia têxtil para uma coleção da marca Curiô, criada para fins acadêmicos. A coleção é inspirada na cultura Kaingang, sendo esta composta por peças de moda, artigos de decoração e objetos de uso pessoal. A escolha da cultura Kaingang pela marca Curiô se deve à preocupação da marca em trazer contribuições sociais, valorizando patrimônios culturais e identidades locais de culturas pouco privilegiadas pela indústria. Além disso, as autoras procuram aprofundar conhecimentos sobre design de superfície, área ainda pouco explorada no Brasil. O projeto inicia-se com o referencial teórico sobre a história, os aspectos sociais e a cultura visual e material da tribo Kaingang, sendo ela o grande tema da coleção. Em seguida, é realizado o estudo sobre o design de superfície voltado para a área têxtil, de forma a aprofundar conhecimentos relacionados ao processo de estamparia corrida, incluindo explicações sobre os tipos de estampas, módulo e rapport, seus elementos visuais e sistemas de repetição. Além disso, investiga-se os principais processos industriais de impressão em tecido, especialmente aqueles voltados para a produção em pequena escala, dentre eles os métodos de estamparia à quadros, sublimação e digital. A metodologia de projeto utilizada no trabalho se deu a partir de adaptações dos estudos de Péon (2009) e Phillips (2008) de modo a atender as necessidades de um projeto de estamparia. O eixo de desenvolvimento prático deste trabalho contempla a criação de seis estampas corridas através do método de impressão por sublimação. Por fim, foram produzidos protótipos de algumas peças, com o intuito de apresentar a aplicação das estampas desenvolvidas em produtos finalizados.
Abstract: The goal of this work is about the design of the textile printing for a collection for the Curiô brand, created for academic purposes. The collection is inspired in the Kaingang culture, being composed by fashion pieces, decoration items and objects for personal use. The choice for the Kaingang culture by the Curiô brand is due the concern of the brand to bring social contributions, enriching cultural patrimonies and local identities from culture less privilege by the industry. Besides that, the authors seek to deepen the knowledge about surface design, area little explored in Brazil. The project starts as a theoretical reference about the history, social aspects and visual and material culture of the Kaingang tribe, being this point the great theme of the collection. Following, it is accomplished the study of surface design towards the textile area, in order o deepen the knowledge related to the process of printed textiles, including explanation about the type of prints, module and rapport, its visual elements and repetition systems. In addition to that, it investigates the main industrial processes of printing in fabric; especially those aimed to small-scale production, among them the stamping methods to frame, sublimation and digital. The project methodology used in this work, took place from adaptations of Péon’s studies (2009) and Phillips (2008) in a way to meet the needs of a stamping project. The practical development axis of this work includes the creation of six printed textiles through the method of printing by sublimation. The pieces were developed for the brand Curiô, being this created by the authors for academic purposes. Lastly, it was produced prototypes of some pieces, in order to present the application of the developed prints in finalised products.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9073
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