Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9079
Título: Análise de tarefas em livros didáticos: um olhar para os contextos
Título(s) alternativo(s): Analysis of tasks in textbooks: a look at the contexts
Autor(es): Reinaldo, Sheila Caroline Molina
Orientador(es): Mendes, Marcele Tavares
Palavras-chave: Matemática (Ensino fundamental)
Livros didáticos - Análise
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Mathematics (Fundamental education)
Textbooks - Analysis
Interdisciplinary approach to knowledge
Data do documento: 2-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: REINALDO, Sheila Caroline Molina. Análise de tarefas em livros didáticos: um olhar para os contextos. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: Pesquisas em Educação Matemática tem evidenciado o contexto em tarefas matemáticas como um potencializador nos processos de ensino e de aprendizagem Matemática. O presente trabalho tem como objetivo identificar em dois livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental do 6º ano, aprovados no PNLD 2017, tarefas que apresentem contextos que possibilitam realizar um trabalho interdisciplinar relacionado ao conteúdo de números naturais e sistema de numeração decimal, uma vez que os livros didáticos ainda são o principal recurso didático das aulas de matemática. Em nossa discussão, fundamentamo-nos na pesquisa realizada por Ferreira (2013) e na descrição do trabalho interdisciplinar em documentos governamentais. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa de cunho interpretativo, que busca evidenciar a importância de uma leitura crítica dos recursos didáticos utilizados em sala de aula, em especial as tarefas matemáticas dos livros didáticos, no qual notamos pouca diversidade nos contextos das mesmas.
Abstract: Research in Mathematics Education has evidenced the context in mathematical tasks as a potentiator in the processes of teaching and learning Mathematics. This paper aims to identify in two textbooks of Basic Mathematics of the 6th grade, approved in PNLD 2017, tasks that present contexts that allow to perform an interdisciplinary work related to the content of natural numbers and decimal numbering system, since Textbooks are still the main didactic resource of math classes. In our discussion, we are based on the research carried out by Ferreira (2013) and the description of interdisciplinary work in government documents. It is a qualitative work of an interpretive nature, which seeks to highlight the importance of a critical reading of the didactic resources used in the classroom, especially the mathematical tasks of textbooks.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9079
Aparece nas coleções:LD - Especialização em Educação Matemática e Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_EMAT_I_2017_16.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.