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Título: Desenvolvimento de um protótipo de rebocador de aeronaves de pequeno porte controlado remotamente
Título(s) alternativo(s): Development of a remotely controlled tug prototype for small aircraft
Autor(es): Uchida, Gustavo Colheri
Orientador(es): Lima, Fabio de Freitas
Palavras-chave: Engenharia de protótipos
Aeronaves
Rebocadores
Metodologia - Projetos
Controle remoto
Prototypes, Engineering
Airships
Tugboats
Methodology - Design
Remote control
Data do documento: 14-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: UCHIDA, Gustavo Colheri. Desenvolvimento de um protótipo de rebocador de aeronaves de pequeno porte controlado remotamente. 2017. 132 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta o todo o processo desenvolvimento de um protótipo de um rebocador elétrico de aeronaves de pequeno porte controlado remotamente. O trabalho começa com uma pesquisa do cenário atual do mercado aeronáutico brasileiro, contextualizado nas necessidades atuais do segmento de aviação privada. A metodologia abordada para o desenvolvimento do protótipo foi baseada em métodos de PDP com suporte de métodos de projeto de componentes mecânicos, como desenho CAD e simulações FEA. É apresentado as pesquisas e procedimentos das etapas de levantamento de informações e requisitos, criação do projeto conceitual, projeto detalhado, preparação para produção, manufatura, montagem e testes. Os resultados dos testes foram satisfatórios de modo geral, a maior parte dos requisitos foram cumpridos, para os requisitos não atingidos, foram propostas modificações no projeto. O protótipo se mostrou promissor como uma inovação tecnológica de produto utilitário para o mercado aeronáutico.
Abstract: This work presents the design process of the development of a remote-controlled electric tug for small aircrafts. The paper starts with a contextualization of the current scenario in the Brazilian aviation market, relative to the current needs of the private aviation. The methodology addressed in this work was based on PDP methods, aligned with mechanical design methodologies, as CAD design and FEA simulations. Further presentations addresses the procedures of the PDP stages, as the information and requirements gathering, conceptual design, detailed project, preparation for production, manufacturing process, assembly and prototype try-outs. The test results were satisfactory, with major design requirements been achieved. For the non-achieved design requirements, a set of proposals were made. The prototype appeared to be promising as a technological innovation of a utilitarian product for the aviation market.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9225
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